Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Kadri, Michelle Salles El | - |
Autor(es): dc.contributor | Fogaça, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Adriana Maria Proença de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980411 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com o passar dos anos o uso das novas tecnologias tem se tornando cada vez mais presente em todas as áreas que permeiam nossas vidas e no âmbito educacional não foi diferente O uso de ferramentas digitais e plataformas online tem se feito cada vez mais comum nas aulas de línguas estrangeiras até que a realidade virtual chegou às salas de aulas e com ela pesquisas nessa área começaram a ser desenvolvidas Em um contexto de formação de professores em instituto de idiomas, buscamos aprimorar o processo deformação dos professores para elaborarem e aplicarem atividades que estejam dentro da Abordagem Comunicativa e que promovam o uso dos Virtual Reality Goggles nas aulas de língua inglesa Neste artigo temos como objetivo investigar e refletir sobre as affordances percebidas pelos professores através da utilização da Realidade Virtual nas aulas A analise desse processo de formação resultou em uma nova proposta deformação com roteiros de atividades que propiciam não apenas o emprego dos Virtual Reality Goggles, mas também momentos de reflexões sobre as affordances dessa ferramenta à luz da Abordagem Comunicativa | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Over the years the usage of the new technologies has become more and more present in all areas that permeate our lives and it was not different with the educational scope The use of digital tools and online platforms has become more increasingly common in the foreign language classes until the virtual reality got to the classes and along with it researches in this area started to emerge In a context of language institute we aim at improving the teachers training experience designed to enable teachers to elaborate and apply activities that are in accordance with the Communicative Approach and which promote the usage of the virtual reality goggles in the English classes In this research we aim at investigating and reflecting about the affordance perceived by teachers regarding the usage of the Virtual Reality in the classes The analyses of the training process l resulted in a new training with activities guidelines which provide not only the use of the Virtual Reality Goggles, but also reflection moments about the their affordances in the light of the communicative approach | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Formação de professores para o uso dos óculos de realidade virtual com abordagem comunicativa : um ciclo de pesquisa-ação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: