Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Maria José de | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Nataly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980402 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo analisa as formas de moralização religiosacristã presente no sistema de ensino público brasileiro Entendendo que a moral cristã está presente no ensino desde os tempos da colonização do Brasil, delimitamos o período a partir da ditadura militar (1964) até o ano corrente, de 211 Consideramos demodo mais preciso as disciplinas de Educação Moral e Cívica (1969/1993) e de Ensino Religioso (LDB/1996) Por meio de pesquisas bibliográficas,estudo de documentos oficiais dos dois períodos,análise de livros didáticos de EMC e entrevistas com professores que iniciaram a carreira em fins dasdécadasde 197e de 199, procuramos revelar os processos de mudanças pelos quais a moral cristã, presente nos estabelecimentos de ensino, têm passado nas transformações da sociedade brasileira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study examines the forms of Christian religious moralizing present in the Brazilian public school system Understanding that Christian morality is present in education since the days of colonization of Brazil, delimited from the period of military dictatorship (1964) to the current year, 211 We consider more precisely the subjects of Moral and Civic Education (1969/1993) and Religious Education (LDB/1996) Through libraryresearch, study of official documents of the two periods, analysis of textbooks EMC and interviews with teachers who began his career in the late 197s and 199s, sought to reveal the change process by which Christian morality, present in schools, have undergone transformations in Brazilian society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião e sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação moral e cívica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of religion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spaces publicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral and civic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religion and sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to kno | - |
Título: dc.title | Os processos de moralização na escola pública brasileira : estudo das disciplinas de educação moral e cívica e de ensino religioso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: