Os processos de moralização na escola pública brasileira : estudo das disciplinas de educação moral e cívica e de ensino religioso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMartins, Heloisa Helena Teixeira de Souza-
Autor(es): dc.contributorRezende, Maria José de-
Autor(es): dc.creatorNunes, Nataly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980402-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo analisa as formas de moralização religiosacristã presente no sistema de ensino público brasileiro Entendendo que a moral cristã está presente no ensino desde os tempos da colonização do Brasil, delimitamos o período a partir da ditadura militar (1964) até o ano corrente, de 211 Consideramos demodo mais preciso as disciplinas de Educação Moral e Cívica (1969/1993) e de Ensino Religioso (LDB/1996) Por meio de pesquisas bibliográficas,estudo de documentos oficiais dos dois períodos,análise de livros didáticos de EMC e entrevistas com professores que iniciaram a carreira em fins dasdécadasde 197e de 199, procuramos revelar os processos de mudanças pelos quais a moral cristã, presente nos estabelecimentos de ensino, têm passado nas transformações da sociedade brasileira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study examines the forms of Christian religious moralizing present in the Brazilian public school system Understanding that Christian morality is present in education since the days of colonization of Brazil, delimited from the period of military dictatorship (1964) to the current year, 211 We consider more precisely the subjects of Moral and Civic Education (1969/1993) and Religious Education (LDB/1996) Through libraryresearch, study of official documents of the two periods, analysis of textbooks EMC and interviews with teachers who began his career in the late 197s and 199s, sought to reveal the change process by which Christian morality, present in schools, have undergone transformations in Brazilian society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationCiências Sociais-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços públicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação moral e cívica-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of religion-
Palavras-chave: dc.subjectSpaces publicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducational sociology-
Palavras-chave: dc.subjectMoral and civic education-
Palavras-chave: dc.subjectReligion and sociology-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to kno-
Título: dc.titleOs processos de moralização na escola pública brasileira : estudo das disciplinas de educação moral e cívica e de ensino religioso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.