Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Simões Junior, Álvaro Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sheila Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Martelini, Rita de Cássia Simões | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980386 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A partir de pressupostos teóricos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, estudamos neste trabalho as estratégias linguístico-discursivas utilizadas por Machado de Assis para falar da abolição da escravatura e da chegada da República, em algumas crônicas da série “Bons dias!” (1888-1889), publicada na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro Nosso corpus de pesquisa é formado por cinco crônicas dessa série, distribuídas entre as dez primeiras, no sentido cronológico, nas quais se concentram as temáticas escolhidas para a análise Nosso estudo prioriza dois aspectos relevantes da cronística machadiana: o trato com a linguagem e a relação com o contexto histórico, fatores que nos motivam a explorar um importante momento da política nacional, cujos desdobramentos comprometiam a livre expressão dos órgãos da imprensa Nesse panorama, aliando anonimato e habilidade discursiva, Machado de Assis, escritor já consagrado pela obra ficcional, reagia aos acontecimentos diários da capital do Império e participava dos debates em torno da alteração de regime, consequência imediata da abolição Nosso objetivo é mostrar como, por meio de uma linguagem implícita e reticente, permeada por artifícios linguístico-discursivos (entre eles, a metáfora, a repetição, a intertextualidade intergenérica, a personificação e a seleção lexical), o obscuro cronista da Gazeta lança seu olhar profundamente cético aos festejos abolicionistas e comenta, de maneira irônica e reprovativa, a iminente mudança para o sistema republicano Orientando o raciocínio para essa conclusão, Machado, nessas crônicas, endossa a concepção linguística na qual baseamos nossa tese, a de que todo discurso subentende uma ideologia e reflete um posicionamento (KOCH, 211) | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Based on theoretical assumptions of Argumentative Semantics and Textual Linguistics, we study in this work the linguistic-discursive strategies used by Machado de Assis to speak of the abolition of slavery and the arrival of the Republic, in some chronicles of the series “Bons dias!” (1888-1889), published in Gazeta de Notícias, in Rio de Janeiro Our research corpus consists of five chronicles from this series, distributed among the first ten, in the chronological sense, in which the themes chosen for analysis are concentrated Our study prioritizes two relevant aspects of Machado's work: the dealing with language and the relationship with the historical context, factors that motivate us to explore that important moment of national politics, whose developments compromised the free expression of the press In this panorama, combining anonymity and discursive ability, Machado de Assis, a writer already renowned for his fictional work, reacted to daily events of the Empire’s capital city and participated in the debates around the change of the political regime, an immediate consequence of abolition Our goal is to show how, through an implicit and reticent language, permeated by linguistic-discursive devices (among them, metaphor, repetition, intergenerational intertextuality, personification and lexical selection), the Gazeta's obscure chronicler launches his look deeply skeptical on the abolitionist celebrations and comment, in an ironic and disapproving way, the imminent change to the republican system Orienting his reasoning towards this conclusion, Machado, in these chronicles, endorses the linguistic conception on which we base our thesis, that every discourse implies an ideology and reflects a position (KOCH, 211) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semântica argumentativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentative semantics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Chronicles | - |
Título: dc.title | Estratégias linguístico-discursivas na crônica machadiana : a série Bons dias! | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: