Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Ana Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreno, Nádina Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Ficht, Nadia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980384 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A informação registrada, objeto de estudo da Ciência da Informação desperta o olhar de pesquisadores que buscam a conceituação desta expressão A inexistência de consenso relacionado à sua diversidade conceitual pode favorecer a presença de ruídos entre pesquisadores interessados na temática A informação quando caracterizada oportuniza e fortalece sua aplicabilidade; portanto a identificação e reconhecimento de suas definições são relevantes para as áreas que atuam diretamente com esse objeto, como o caso da Biblioteconomia e Arquivologia Baseando-se nas premissas apontadas, indagou-se a respeito do significado dado por autores fundacionais a respeito da lexia informação e quais os conceitos mais abordados e apresentados aos alunos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil Para orientar a busca por respostas constitui-se como objetivo geral apresentar as concepções acerca da palavra informação no contexto dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no território brasileiro O percurso metodológico constituiu-se por meio de pesquisa exploratória-descritiva, com procedimentos bibliográfico-documental, a técnica de análise documentária e abordagem qualiquantitativa, utilizou-se de triangulação metodológica para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais percebeu-se que poucas IES possuem seus projetos pedagógicos de curso disponíveis em seus sites, o que reduziu o universo da pesquisa A identificação de bases conceituais foi realizada nos primeiros itens do trabalho e com o estudo ficou claro os conceitos adotados pelos cursos estudados Assim sendo, constatou-se que as Instituições de Ensino Superior investigadas adotaram diferentes obras e autores para conceituar informação em seus planos de ensino, fundamentando-se em autores tradicionais e contemporâneos no âmbito da Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Registered information is subject of study of Information Science It sharpens the eyes of researchers who are pursuing conceptualization of this expression The lack of consensus related to its conceptual diversity which may promote the noise among researchers who are interested in this topic Characterized information enable and strengthen its applicability; therefore, the identification and recognition of its definitions are relevant to fields such as Archival Studies and Library Science, which direct operate this subject Grounded on the pointed propositions, it was inquired about the meaning founder authors have regarding information lexicon and, the most addressed and presented concepts presented to the students In order to orientate the search for answers, it was constituted as general objective, present conceptions regarding to the word ‘information’ in the context of Archival Studies and Library Science undergraduate courses in Brazil The methodology was constituted by means of descriptive exploratory research Its proceedings are bibliographical and documentary, the data was analyzed by means of qualitative and quantitative approaches In order to verify the credibility of the results, it was used triangulation methodology In general terms, it was noticed that few Higher Education Institutions have uploaded their pedagogical course plan to their websites, which corroborate to the reduction of this research universe The identification of conceptual bases has been done in the first items of the dissertation and throughout the study, it was possible to clarify the concepts adopted by the studied courses Therefore, it was confirmed that the investigated Higher Education Institutions had adopted different books and authors to conceptualize information in their teaching plan, which had their foundation in traditional authors and contemporaries in the scope of Information Science | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archivology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concepts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | A informação e sua representação conceitual no domínio da arquivologia e da biblioteconomia no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: