A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira-
Autor(es): dc.contributorLunardelli, Mariângela Garcia-
Autor(es): dc.creatorPrado, Andréia Cristina do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980383-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo da pesquisa “A crônica jornalística em sala de aula: um olhar sobre o trabalho com a escrita” é propor a produção de crônicas jornalísticas em sala de aula como principal gênero discursivo na prática das competências argumentativas para alunos do 9º ano do ensino Fundamental Para tal proposição, são apontados os aspectos que podem fazer da crônica jornalística, explorada majoritariamente no âmbito da compreensão leitora, um gênero mais acessível à produção de textos de caráter argumentativo, atividade que hoje é dominada, na maior parte das vezes, pela produção de artigos de opinião e cartas do leitor Para a tessitura de tais reflexões, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica, já que o afastamento dos alunos escolhidos no projeto inicial em consequência da pandemia de Covid-19 inviabilizou implantação de uma pesquisa-ação por meio de um projeto de intervenção Ainda assim, foram organizadas atividades em um caderno pedagógico e pensadas para aplicação posterior em turmas de 9º ano, nas quais o currículo estabelece prioritariamente o artigo de opinião e carta do leitor para desenvolver a competência argumentativa dos alunos Mais que isso, o que se busca nesta pesquisa é que a crônica jornalística não seja encarada apenas como mais um gênero discursivo cujo papel se reduz a um componente a ser vencido no currículo, mas um instrumento de auxílio ao estudante que encontra dificuldades ao expressar visão de mundo por meio dos gêneros discursivos da tipologia argumentativa tradicionalmente adotados em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of the research “Journalistic chronicles in the classroom: a look at the work with writing” is to propose the production of journalistic chronicles in the classroom as the main discursive genre in the practice of argumentative skills for students in the 9th grade of elementary school For such a proposition, the aspects that can make the journalistic chronicle, mostly explored in the context of reading comprehension, a genre more accessible to the production of argumentative texts are pointed out, an activity that today is dominated, in most cases, by the production of opinion articles and reader letters For the weaving of such reflections, we opted for qualitative and bibliographic research, since the withdrawal of the students chosen in the initial project as a result of the Covid-19 pandemic made it impossible to implement an action research through an intervention project Even so, activities were organized in a pedagogical notebook and designed for later application in 9th grade classes, in which the curriculum primarily establishes the opinion article and reader's letter to develop the students' argumentative competence More than that, what is sought in this research is that the journalistic chronicle is not seen as just another discursive genre whose role is reduced to a component to be overcome in the curriculum, but an instrument to help students who find it difficult to express a vision of the world through the discursive genres of the argumentative typology traditionally adopted in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectCrônicas jornalísticas-
Palavras-chave: dc.subjectProdução da escrita-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectCrônicas-
Palavras-chave: dc.subjectCrônicas-
Palavras-chave: dc.subjectJournalistic Chronicles-
Palavras-chave: dc.subjectWriting production-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom - Chronicles-
Palavras-chave: dc.subjectChronicles - Production-
Título: dc.titleA crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.