Paródia e transgressão : uma discussão do sujeito nas confissões de Ralfo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Regina Célia dos Santos [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorRossoni, Igor-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Alamir Aquino-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Marinêz Andrade do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980382-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho propõe uma leitura da obra Confissões de Ralfo (uma autobiografia imaginária) sob o ponto de vista da paródia e da carnavalização, recursos que se prestam a expressar o destronamento do sério através do riso Os mesmos recursos trazem também, na obra em questão, uma discussão a respeito da identidade do indivíduo Tal discussão é feita de maneira a desmistificar a idéia de unilateralidade dos modelos que se pretendem singulares Nesse sentido, a paródia exerce função primordial à medida que atua como instrumento de transgressão e carnavalização dos modelos estabelecidos Entretanto, a paródia não se limita a ridicularizar o texto parodiado mas constitui com ele um diálogo que se volta para a realidade e participa de um debate no plano extramural Desse modo, o novo texto torna-se instrumento de questionamento, inclusive em relação ao poder vigente, buscando respaldo na tradição, voltando-se, simultaneamente, à realidade através da provocação irônica da qual tanto o texto paródico quanto o texto parodiado fazem parte, coadunando-se no diálogo polifônico-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work proposes a reading of the work Confissões de Ralfo (an imaginary autobiography) under the perspective of the parody and carnivalization, resources that are used to express the dethronement of the seriousness through laughter These same resources also arise, in this work, a discussion on the individual identity Such a discussion is carried out in order to demystify the idea of one-sidedness of the models supposed to be singular In this sense, parody exerts primordial function as it acts as an instrument of transgression and carnivalization of the models established Nevertheless, parody does not limit itself to mock the parodied text but to establish a dialogue with it turning itself to reality and taking part in a debate in extramural plan Thus, the new text becomes an instrument of questioning, inclusively in relation to the effective power, searching for support in tradition, turning itself simultaneously to reality through the ironic provocation which not only the parody but also the parodied text are part of, adjusting itself to the polyphonic dialogue-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectParódia-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature-
Título: dc.titleParódia e transgressão : uma discussão do sujeito nas confissões de Ralfo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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