Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ângela Meneghello | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980351 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo descrever a aprendizagem docente de futuros professores de Matemática em grupos dos quais eles participaram durante a graduação A temática que inspirou e orientou a pesquisa foram os focos da aprendizagem docente, em especial o foco comunidade Em vista disso, assumimos o conceito de grupo proposto por Gallino (25) para tratar dos grupos dos quais os sujeitos de pesquisas fizeram parte Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de licenciatura em Matemática e selecionamos três sujeitos para a investigação Com relação aos grupos, mostramos quais agrupamentos citados pelos entrevistados atendem às propriedades da definição de grupo, sendo elas: “qualidade comum” e “interação social” Interpretamos os dados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo de Bardin (211), de modo que a análise passou pelo processo dedutivo, para evidenciar que determinado agrupamento é um grupo, e pelo indutivo, para avaliar os discursos dos entrevistados Mediante a observação, encontramos seis categorias: reflexão, metodologia, prática, coletivo, identidade e pesquisa Em suma, concluímos que as categorias encontradas possuem similaridade com os focos de aprendizagem e que a participação em grupos reforça a aprendizagem da docência | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master thesis aims to describe the teacher learning of prospective Mathematics teachers in groups in which they participated during graduation The theme that inspired and headed the research was the strands of teaching learning, especially the community strand Therefore, we embrace the concept of group proposed by Gallino (25) to deal with the groups of which the research subjects were part For this purpose, we carried out semi-structured interviews with Mathematics degree course students and selected three research for the investigation Regarding the grouping, we disclose which groups mentioned by the respondents meet the group definition properties, namely: “common quality” and “social interaction” We interpreted the data according to the procedures indicated by Bardin's Content Analysis (211), so that the analysis went through the deductive process, to prove that a certain grouping is a group, and through the inductive process, to evaluate the respondents' speeches Through observation, we found six categories: reflection, methodology, practice, collective, identity and research Briefly, we conclude that the founded categories are similar to the learning strands and that participation in groups reinforces teacher learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos em grupo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discussion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
Título: dc.title | Aprendizagem docente em grupos : percepções de futuros professores de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: