Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello | - |
Autor(es): dc.creator | Deixa, Geraldo Vernijo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980327 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino, para o trabalho com números inteiros relativos para a educação escolar que articule as dimensões de conhecimento dos números relativos (reta, contexto e abstrata) em uma proposta de tarefas para formação de professores de Matemática Buscamos um quadro de referência com base na perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento (BRUNO, 1997) A pesquisa compreendeu três fases: a primeira consistiu na revisão da literatura a respeito do tema, a segunda, num curso de formação de professores em exercício e, a última, aplicação em quatro turmas da 8ª classe de uma Escola Secundária da cidade de Quelimane Adotamos uma abordagem qualitativa com base na Análise de Conteúdo, realizamos uma análise de quatro livros didáticos e um Programa de Ensino da Matemática da 8ª classe à luz da multidimensionalidade de conhecimento, tendo constatado que as três dimensões de conhecimento estão desarticuladas Nestes documentos há predomínio de tarefas na dimensão abstrata, sendo poucas as alternativas sugeridas para o tratamento do tema Os resultados da aplicação indicam que uma abordagem multidimensional pode contribuir para uma aprendizagem efetiva dos números inteiros relativos Nesses documentos são sugeridos como vias para o ensino desse conteúdo matemático: situações que envolvem negócios, a altitude, cronologia, temperatura, impossibilidade da subtração em N, uso da História da Matemática, a reta numerada, o método extrapolatório do Freudenthal (1973) e uso de diagrama de Vergnaud Estas constatações serviram de indicadores para a elaboração de uma proposta de tarefas para a formação de professores de Matemática do sistema educacional de Moçambique | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to develop a proposal for teaching, for working with whole numbers relating for school education, which sets the dimensions of knowledge of the whole numbers relating (straight, context and abstract) on a proposed tasks for training teachers of Mathematics We seek a framework from the perspective of the multidimensionality of knowledge (Bruno, 1997) The research consisted of three phases: the first was to review the literature on the subject, the second, a training course for practicing teachers and, last, application in four classes of the class of a secondary school of the city of Quelimane 8th We used a qualitative approach based on content analysis; we conducted an analysis of four textbooks and a Program for Teaching Mathematics Grade 8 in the light of the multidimensionality of knowledge and found that the three dimensions of knowledge are disarticulated In these documents, there is a predominance of tasks in the abstract dimension, with few alternatives suggested for the treatment of the theme The results indicate that application of a multidimensional approach can contribute to effective learning of whole numbers relating In these documents, are suggested as ways to teach mathematical content that: situations involving business, elevation, timing, temperature, inability subtraction in N, using the history of mathematics, a number line, the extrapolator method of Freudenthal (1973) and use of Vergnaud diagram These findings served as indicators for the development of a proposal for the tasks of training of Mathematics teachers of the educational system in Mozambique | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Number theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Uma abordagem dos números inteiros relativos na 8ª classe : indicadores para uma proposta de formação de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: