Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Sandra Aparecida Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Aline Telles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14157 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980302 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os desafios presentes nos processos de formação de professores e, especificamente, de formação do leitor têm sido amplamente revisitados nas últimas décadas Nesse âmbito pensamos que a superação desses desafios depende, em significativa parte, da reflexão sobre as concepções e práticas dos docentes, à luz dos dizeres, acerca do que é e como nos tornamos e formamos leitores Nessa direção, buscamos compreender quais os significados e as possíveis implicações – revisões ou mudanças na prática - ao ensino da leitura/formação do leitor após a participação de professores do Ensino Fundamental de Assis-SP no Programa de Formação de Professores Ler e Escrever Para tanto, partimos de um estudo de caso com abordagem qualitativa, produzindo dados do Programa de Formação Ler e Escrever e o Currículo do Ciclo I – Ensino Fundamental do Estado de São Paulo Dialogamos com autores como Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky, e questionários e entrevistas foram utilizados O estudo permite apontar que a formação de professores, a partir da superação do processo de reprodução técnica, oportuniza e consolida o fazer reflexivo, ou seja, observa-se no discurso sobre a prática do professor a teoria/construto teórico e procedimentos metodológicos do programa de formação do qual participou No contexto da pesquisa, evidenciou-se que embora a formação do professor tenha sido determinada pela Prefeitura Municipal de Assis ao aderir Programa Ler e Escrever, houve aceitação por parte dos professores, principalmente, por vivenciarem significativa mudança quanto a formação do leitor, núcleo de análise Verificamos, ainda, que os professores sujeitos da pesquisa buscam e empenham-se para a construção de um constante aprender para melhor formar/formar-se lendo e atribuindo sentido à própria ação didático-pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The challenges in the processes of teacher training and specially training the reader have been extensively revisited in recent decades In this context we believe that overcoming these challenges depends in significant part, the reflection on the concepts and practices of teachers about what is and how it formed and become readers In this direction, we seek to understand the meanings and implications to teaching reading / reader formation following the participation of elementary school teachers in Assis–SP Program in Teacher Training Reading and Writing – Ler e Escrever The starting point was a case study with a qualitative approach, producing data Training Program and the Elementary Curriculum of the SEE/SP, São Paulo State - Cycle I We made parallel studies with writers like Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky and interviews and questionnaires were used This study allows us to point out that the training of teachers, from the process of overcoming the technical reproduction and consolidates make reflective, it is observed in the discourse about the practice of teacher theory / construct theoretical and methodological procedures of the program attended the training In the context of the research, it became clear that although teacher training has been determined by the Municipality of Assis to join Reading and Writing Program, was accepted by teachers, mainly because they experience significant change as the formation of the reader, core analysis We also observed that teachers seeking research subjects and strive for building a constant learning to better train / educate yourself by reading and assigning meaning to their didactic-pedagogic action | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Formação de Professores Ler e Escrever | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: