
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Telma Maciel da [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Miguel Heitor Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Sandra Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Camila Nakamura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9893 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980268 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Essa Dissertação tem como objetivo comparar a obra poética das escritoras Ana Cristina Cesar e Adília Lopes, esquadrinhando os modos pelos quais a figura do outro se constrói em suas poesias Para percorrer este caminho, foi levado em consideração, o expressivo número de poemas das autoras que apresentam procedimentos em comum, como o uso da intertextualidade, o diálogo com as vozes da tradição e com as referências populares, a tradução como ofício que contribui com a criação poética, os diversos modos de citação, a herança da tradição moderna, e, por fim, a importância que ambas as escritoras conferem à leitura Para sustentar todos estes pontos de contato, fez-se necessária a base teórica de Octavio Paz (1982; 1984; 25), Tiphaine Samoyault (28), Antoine Compagnon (1996; 1999), Jorge Luis Borges (2), Emír Rodriguez Monegal (198), TS Eliot (1989), entre outros nomes Da obra de Adília Lopes, os poemas foram coletados de Antologia (22) e Aqui estão as minhas contas: antologia poética (219) Da obra de Ana Cristina Cesar, a seleção foi realizada com base em Poética (213) A partir da seleção temática dos poemas escolhidos, a proposta foi entrever o formato de um projeto literário comum, que se estrutura com pilares semelhantes, como a busca infinita por um outro que se constrói na literatura, a leitura sincrônica do passado literário e a não hierarquização das referências intertextuais Todos esses aspectos conferem uma nuança dialógica e aberta aos poemas, além de dotá-los de um inacabamento interpretativo, tornando os sempre contemporâneos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to compare the poetic work of the writers Ana Cristina Cesar and Adília Lopes, searching the ways in which the figure of the other is built in their poetry To follow this path, the expressive number of poems of the authors that present common procedures, such as the use of intertextuality, dialogue with the voices of tradition and with popular references, the translation as a craft that contributes to the poetic creation, the multiple forms of quotation, the heritage of modern tradition, and, finally, the importance that both writers give to the act of reading were considered To support all these points of contact, the theoretical basis of Octavio Paz (1982; 1984; 25), Tiphaine Samoyault (28), Antoine Compagnon (1996; 1999), Jorge Luis Borges (2), Emír Rodriguez Monegal (198), TS Eliot (1989), among other names, were necessary From the work of Adília Lopes, the poems were collected from Antologia (22) and Aqui estão as minhas contas: antologia poética (219) From the work of Ana Cristina Cesar, the selection was made based on Poética (213) From the thematic selection of the chosen poems, the proposal was to glimpse the format of a common literary project, which is structured with similar pillars, as the infinite search for the other that is built in literature, the synchronic reading of the literary past and the non-hierarchization of intertextual references All these aspects confer a dialectica and open nuance to the poems, besides endowing them with an interpretative unfinishment, making them always contemporary | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Letras | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian poetry | - |
| Título: dc.title | Ana Cristina Cesar e Adília Lopes : uma leitura comparada | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: