Um mapeamento de publicações em educação matemática do Instituto Freudenthal de 2000 a 2019

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPassos, Adriana Quimentão-
Autor(es): dc.contributorSantos, Edilaine Regina dos-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorRocha, Fernanda Boa Sorte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980243-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa apresenta um mapeamento de publicações em Educação Matemática desenvolvidas por pesquisadores vinculados ao Instituto Freudenthal, na Universidade de Utrecht, na Holanda, no período de 2 a 219, com a intenção de contribuir para compreender a amplitude do que vem sendo produzido na área O Mapeamento de Pesquisas caracteriza-se como um processo sistemático de levantamento e descrição de informações relacionadas à estrutura de uma área de estudo em um determinado espaço e tempo Dessa forma, levantaram-se publicações de trinta e dois (32) pesquisadores vinculados ao Instituto Freudenthal (na época da listagem dos nomes), publicadas em Inglês, Espanhol ou Português, disponíveis na internet e que apresentavam resumos disponibilizados pelos próprios autores Levando em consideração apenas os resumos para desenvolver a pesquisa, inventariaram-se os temas envolvidos nas duzentos e trinta (23) publicações alcançadas no levantamento, identificando, assim, treze (13) unidades de análise para uma possível classificação das publicações Mostraram-se recorrentes as pesquisas com temas em Ensino de Matemática, Estudantes e Ferramentas Educacionais e Tecnologias Digitais no e para o Ambiente de Sala de Aula, sendo que a soma da quantidade de publicações dessas três unidades ultrapassa a metade da quantidade total das publicações Esta pesquisa não esgotou os estudos das publicações em Educação Matemática do Instituto Freudenthal, mas pode contribuir para o desenvolvimento de outras investigações, por exemplo, referente aos temas e aportes significativos na constituição do campo teórico da abordagem RME e às experiências que busquem resolver dificuldades da prática pedagógica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research presents a map of written publications in Mathematics Education developed by researchers of the Freudenthal Institute, at the Utrecht University, in the Netherlands, from 2 to 219, with the intention of contributing to the understanding of the breadth of what has been produced in the area The Research Map is characterized as a systematic process of gathering and describing information related to the structure of a study area in a given space and time Thus, publications by thirty-two (32) researchers bound to the Freudenthal Institute (at the time that was listed their names), published in English, Spanish or Portuguese, available online and which presented abstracts provided by the authors themselves, were collected Taking into account only the abstracts to develop the research, the themes involved in the two hundred and thirty (23) publications achieved in the survey were inventoried, thus identifying thirteen (13) units of analysis for a possible classification of the publications Publications with themes in Mathematics Teaching, Students and Educational Tools and Digital Technologies in and for the Classroom Environment has shown to be recurrent, with the sum of the number of publications from these three units exceeding half of the total number of publications This research did not aim to exhaust the studies of publications in Mathematical Education at the Freudenthal Institute, but it can contribute to the development of other investigations, for example, regarding the themes and significant contributions in the constitution of the theoretical field of the RME approach and the experiences that seek to solve difficulties of the pedagogical practice-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPublicações científicas-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectScience publishing-
Título: dc.titleUm mapeamento de publicações em educação matemática do Instituto Freudenthal de 2000 a 2019-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.