O gênero textual conto de fadas didatizado para o ensino de produção escrita em língua inglesa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGimenez, Telma Nunes-
Autor(es): dc.contributorSzundy, Paula Tatianne Carréra-
Autor(es): dc.creatorFerrarini, Marlene Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11948-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980242-
Descrição: dc.descriptionResumo: O interacionismo sociodiscursivo defende que os materiais didáticos devem ser construídos com base em gêneros textuais e serem organizados em sequências didáticas Partindo desse pressuposto, um material foi elaborado para viabilizar a ação de linguagem (re)contação de conto de fadas didatizado na modalidade escrita, em escola pública de ensino fundamental O objetivo geral da pesquisa é investigar a adequação dessa sequência didática e dos resultados alcançados na produção escrita do gênero de texto conto de fadas didatizado Os objetivos específicos são: a) analisar as atividades da sequência didática quanto às capacidades de linguagem que se propõem mobilizar; b) analisar as atividades da sequência didática quanto à adequação aos princípios do ISD para produção escrita; c) verificar a adequação das produções escritas em relação às categorias da ficha de constatação do material dos alunos (23 produções iniciais e finais); d) analisar as versões de produções de três alunos quanto à adequação à ação de linguagem pretendida (produção inicial, duas revisões e produção final) As análises da sequência didática tomaram por base as capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 24) e critérios para elaboração/avaliação de sequências didáticas (CRISTOVÃO, 29) A investigação das produções escritas foi feita primeiramente de acordo com a lista de constatação do material didático Em seguida, a segunda análise tomou por base as categorias levantadas no modelo didático do gênero conto de fadas didatizado (FERRARINI, 28) e categorias de análise de erros (FIGUEIREDO, 21) Os resultados da investigação permitem concluir que a maior parte das atividades do material se mostrou adequado A primeira análise das produções escritas revelou maior grau de inadequação na categoria sequências narrativas A segunda análise demonstrou que duas das três produções finais analisadas tiveram sucesso na ação de linguagem objetivada-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The sociodiscursive interactionism assumes that didactic material has to be grounded on textual genres and has to be organized in didactic sequences Considering this a didactic material was built to be the basis of the language action (re)telling a short fairy tale in the written way, in public school of fundamental teaching The goal of this research is to investigate the adequacy of this didactic sequence and the results reached in the textual production of short fairy tales Its specific aims are to: a) analyze the didactic sequence activities in order to observe the language capacities in it; b) analyze the didactic sequence to observe its adequacy to the sociodiscursive interactionism principles about written production; c) verify the adequacy of the written production in relation to the didactic sequence check list (23 initial and final productions); d) analyze the versions of three students written productions in relation to the intended language action (an initial production, two rewritings and a final production) The analyses of the didactic sequence were grounded on the language capacities (DOLZ; SCHNEUWLY, 24) and criteria to produce/evaluate didactic sequences (CRISTOVÃO, 29) The written production analysis was firstly done according to the didactic sequence check list Then, the second analysis was grounded on the categories of the genre didactic model (FERRARINI, 28) and analysis of errors categories (FIGUEIREDO, 21) The results of the didactic sequence analysis allow the conclusion that the activities were mostly adequate The analysis of the written productions using the check list showed a high level of inadequacies in narrative sequences The second analysis demonstrated that two of the three final written productions were successful in the chosen language action-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectRedação-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuais-
Palavras-chave: dc.subjectContos de fadas-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectTexty genres-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectRedaction-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching material-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-discursive interactionism-
Palavras-chave: dc.subjectFairy tales-
Título: dc.titleO gênero textual conto de fadas didatizado para o ensino de produção escrita em língua inglesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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