Mediação e subjetividade: a autoficção de Bartolomeu Campos de Queirós como espelho do eu leitor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marilu Martens-
Autor(es): dc.contributorPanichi, Edina-
Autor(es): dc.contributorSantana, Andréia da Cunha Malheiros-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Vanderléia da Silva-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Denise da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980231-
Descrição: dc.descriptionConduzida no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, com ênfase em Linguagem e Educação, esta tese examina a leitura como uma atividade inerentemente subjetiva, ressaltando a importância de um ensino de leitura que valorize a individualidade do leitor. Focada nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a pesquisa procura entender como a singularidade leitora pode ser realçada nessa etapa educacional. O objetivo é explorar as interações a partir de conceitos de mediação literária sob o prisma da subjetividade leitora, a partir das obras de Bartolomeu Campos de Queirós – Ciganos, Indez, Ler, escrever e fazer conta de cabeça, O olho de vidro do meu avô, Por parte de pai e Vermelho amargo –, examinadas à luz da autoficção. A metodologia combina abordagens dedutivas e indutivas, facilitando a análise e interpretação dos dados ao longo da investigação. Inclui-se uma revisão bibliográfica sobre a escrita do eu e a fortuna crítica de Queirós, além de discutir teorias pertinentes ao ensino de leitura. A pesquisa detalha também a realização de uma oficina de leitura literária com alunos do 8º e 9º anos em uma escola estadual de Cornélio Procópio. Os resultados sugerem que uma mediação de leitura a qual implique mais efetivamente o leitor promove um envolvimento profundo no ato de ler, ampliando a autonomia leitora e o engajamento com os textos a partir de suas experiências pessoais e expectativas.-
Descrição: dc.descriptionConducted in the Graduate Program in Language Studies at the State University of Londrina, with an emphasis on Language and Education, this thesis examines reading as an inherently subjective activity, highlighting the importance of a reading teaching approach that values the individuality of the reader. Focused on students in the final years of Elementary Education, the research seeks to understand how reader singularity can be emphasized at this educational stage. The goal is to explore interactions based on literary mediation concepts through the lens of reader subjectivity, using the works of Bartolomeu Campos de Queirós – Ciganos, Indez, Ler, escrever e fazer conta de cabeça, O olho de vidro do meu avô, Por parte de pai, and Vermelho amargo – examined in the light of autofiction. The methodology combines deductive and inductive approaches, facilitating the analysis and interpretation of data throughout the investigation. It includes a literature review on the writing of the self and the critical fortune of Queirós, in addition to discussing theories relevant to reading teaching. The research also details the conduct of a literary reading workshop with 8th and 9th-grade students at a state school in Cornélio Procópio. The results suggest that a reading mediation that more effectively implicates the reader promotes a deep involvement in the act of reading, expanding reader autonomy and engagement with texts based on their personal experiences and expectations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectMediação de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade leitora-
Palavras-chave: dc.subjectAutoficção-
Palavras-chave: dc.subjectBartolomeu Campos de Queirós-
Palavras-chave: dc.subjectOficina de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectReading mediation-
Palavras-chave: dc.subjectBartolomeu Campos de Queirós-
Palavras-chave: dc.subjectAutofiction;-
Palavras-chave: dc.subjectReader subjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectReading workshop-
Título: dc.titleMediação e subjetividade: a autoficção de Bartolomeu Campos de Queirós como espelho do eu leitor-
Título: dc.titleMediation and subjectivity: the autofiction of Bartolomeu Campos de Queirós as a mirror of the reader's self-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.