A reescrita do conto maravilhoso : a hora e a vez do estudante

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLimoli, Loredana-
Autor(es): dc.contributorBorges, Maria Isabel-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Eliz Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980178-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudamos a reescrita no contexto escolar a partir de discussões dos textos, em grupos, como recurso para promovê-la Fundamentamos-nos nas concepções referentes à linguagem e texto: Bakthin (1999; 23), Travaglia (29), Antunes (23; 27; 21) e Geraldi (1995; 1999); quanto à escrita e reescrita: Menegassi (1998), Passareli (212), Tauveron (214) e Ruiz (215) A metodologia teve como base: Gil (22), Thiollent (28) e Bortoni-Ricardo (28) Para a nossa proposta de intervenção, também nos subsidiaram os pressupostos dos documentos norteadores: PCN (BRASIL, 1998), BNCC (BRASIL, 217), Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 218) Como suporte para a escolha do gênero conto maravilhoso, consideramos: Barthes (27), Gregorin Filho (29), Gotlib (1999), Schneuwly e Dolz (24), entre outros Objetivamos compreender como a discussão coletiva de textos produzidos pelos alunos pode ser um recurso para a reescrita, numa turma do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Paraná, e avaliamos os efeitos dessa prática sobre as aprendizagens deles A proposta de intervenção foi dividida em cinco etapas, de vinte e seis aulas Na primeira etapa, foi desenvolvida uma sequência de atividades anteriores à produção da primeira versão do conto maravilhoso; na segunda, a produção escrita do conto maravilhoso, pelo aluno; na terceira, as discussões em grupo, para a reescrita; na quarta, a correção final do professor; e, na quinta, a reescrita da versão final do conto Constatamos, durante o desenvolvimento da proposta de intervenção, a possibilidade de um trabalho mais interativo para a reescrita-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It studied rewriting in the school context from discussions of texts, in groups, as a resource to promote it It was based on the conceptions related to language and text: Bakthin (1999, 23) Tavaglia (29), Antunes (23, 27, 21) and Geraldi (1995, 1999); as for writing and rewriting: Menegassi (1998), Passareli (212), Tauveron (214) and Ruiz (215); the methodology was based on: Gil (22), Thiollent (28) and Bortoni - Ricardo (28); the guiding documents were also supported by the guiding documents: PCN (BRASIL, 1998), BNCC (BRASIL, 217) Curricular Reference of Paraná (PARANÁ, 218) and also, as support for the choice of the wonderful tale genre: Barthes (27), Gregorin Filho (29), Gotlib (1999), Schneuwly and Dolz (24), among others This research aimed to understand how the collective discussion of texts produced by students, can be a resource for rewriting, in a class of the 7th grade of elementary school in the public network of Paraná and evaluated the effects of this practice on their learning The intervention proposal was divided into five stages, of twenty-six classes In the first stage, a sequence of activities was developed prior to the production of the first version of the wonderful tale; in the second, the student's written production of the wonderful tale; in the third, group discussions, for rewriting; in the fourth, the final correction of the teacher, and in the fifth, the rewriting of the final version of the story It was found, during the development of the intervention proposal, the possibility of a more interactive work for the rewriting-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectO Maravilhoso na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectContos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos em grupo-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectMarvelous, The, in literature-
Palavras-chave: dc.subjectShort stories-
Palavras-chave: dc.subjectDiscussion-
Título: dc.titleA reescrita do conto maravilhoso : a hora e a vez do estudante-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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