De Abdias à cena negra contemporânea: semelhanças e peculiaridades do teatro negro das regiões nordeste e sul do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Maria Carolina de-
Autor(es): dc.contributorCrispim, Amanda-
Autor(es): dc.contributorCerqueira, Gustavo Melo-
Autor(es): dc.contributorFranceschini, Marcele Aires-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Frederico Garcia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Júlia Werneck de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980176-
Descrição: dc.descriptionEsta tese busca traçar um olhar para o teatro ritualístico negro contemporâneo, a partir de Abdias Nascimento e de seu Teatro Experimental do Negro (TEN). Abdias foi o primeiro autor que comecei a ler e a conhecer, sua trajetória na arte, na militância e na vida política muito me interessaram. E se inicio a tese a partir dele, de sua vida, do TEN e da trajetória política é porque vejo o quanto isso reverbera nos grupos contemporâneos, em especial, nos grupos que selecionei para este doutoramento. A presença de pessoas negras na arte foi ignorada e estereotipada por muito tempo (e infelizmente ainda é recorrente nos espaços de poder). Somos um país diverso em cores e cultura, mas noto o quanto o padrão branco europeu se mantém ainda forte e atua de forma perversa na tentativa de excluir pessoas negras ou utilizá-las somente quando for conveniente. Apesar da realidade se mostrar tão dura, muito tem se transformado na arte negra neste país, e vejo boas perspectivas. A partir dessas considerações, meu objetivo geral é traçar um olhar para o teatro ritualístico negro contemporâneo, a partir de Abdias Nascimento e de seu Teatro Experimental do Negro (TEN). Como objetivo específico pretendo, a partir das análises das peças do TEN, verificar em que medida as semelhanças e peculiaridades dos teatros negros do nordeste e sul do país dialogam com as ideias propostas no TEN. O delineamento das regiões nordeste e sul como foco de análise da cena negra atual, que proponho para estudo, dá-se em virtude do ineditismo de se elaborar uma análise que busque observar como regiões distantes geograficamente produzem suas cenas negras de forma resistente, diversa e também com correspondências.-
Descrição: dc.descriptionHis work aims to shed some light on the contemporary black ritualistic Drama, through Abdias Nascimento and his Teatro Experimental do Negro (TEN). Abdias was the first author I started reading about and learning about his history in arts, activism, and politics caught my attention. And if I started this work from him, his life, the TEN, and his history in politics is because I see the impact of it in the contemporary groups, especially, on the groups I selected to be part of this work. The presence of black people in the art world was always ignored and stereotyped (and sadly it still holds true in the most powerful spheres). We are a diverse country in colors and culture, but it is noticeable how much the European caucasian is the standard and how it excludes black people or only has a place for them when it is convenient. Although the reality is still brutal for black folks, lots of transformations have happened to the black art in this country and I see it as a positive outlook. Through these reflections, my main objective is to look at the black ritualistic Drama through the lens of Abdias Nascimento and his TEN. For a specific purpose, I intend to, through the analysis of the TEN’s plays check what level the similarities and characteristics of black theatrical groups from the south and northwest regions of Brazil connect with ideas on TEN. The choice of the regions south and northwest and the main point of analysis is to observe and reveal how geographically distant regions create their plays and performances in a diverse but somehow connected form.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Experimental do Negro-
Palavras-chave: dc.subjectAbdias Nascimento-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro ritualístico-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro negro do Nordeste-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro negro do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Experimental do Negro-
Palavras-chave: dc.subjectAbdias Nascimento-
Palavras-chave: dc.subjectRitualistic theatre-
Palavras-chave: dc.subjectSouthern black theatre-
Palavras-chave: dc.subjectNorthwestern black theatre-
Título: dc.titleDe Abdias à cena negra contemporânea: semelhanças e peculiaridades do teatro negro das regiões nordeste e sul do Brasil-
Título: dc.titleFrom Abdias to the black contemporary scene: similarities and characteristics of the Black Theatre from southern and northwestern regions of Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.