
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Balarin, Mara Regina Stipp [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zanutto, Marcelo de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Izabelle Galiardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15002 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980175 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o número de cães nos lares brasileiros superou o de crianças Estes animais, considerados “os melhores amigos do homem”, partilham o mesmo ambiente com os seus proprietários e mantêm com estes uma estreita relação emocional e física, devendo esta última ser alvo constante de cuidados Este cuidado especial com a relação homem animal se baseia no fato de uma elevada porcentagem das afecções que acometem os animais de companhia apresentar elevado potencial zoonótico Um grupo emergente de doenças, que constitui uma crescente ameaça global é o das doenças transmitidas por vetores É de extrema importância que médicos veterinários e responsáveis pela saúde pública trabalhem juntos, afim de descobrir e adotar novas formas de abordagem e medidas profiláticas que possam garantir a proteção dos animais e seres humanos ao seu redor Este trabalho teve como objetivo uma revisão bibliográfica sobre Erliquiose canina e história em quadrinhos em educação saúde que baseado na análise de protocolo verbal resultou na elaboração de uma história em quadrinhos sobre a Erliquiose canina para proprietários de cães, evidenciando a importância do controle do carrapato no cão e no ambiente | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Clínicas Veterinárias | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: An unpublished research done by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), showed that the number of dogs in Brazilian households surpassed that of children These animals, considered "the best friends of man", share the same environment with their owners and maintain with them a close emotional and physical relationship, the latter being a constant target of care This special care with the animal man relationship is based on the fact that a high percentage of the affections that affect the companion animals present a high zoonotic potential An emerging group of diseases, which is a growing global threat, is vector-borne disease It is extremely important that veterinarians and public health officials work together to discover and adopt new approaches and prophylactic measures that can ensure the protection of animals and humans around them The objective of this work a bibliographical review on canine Erlichiosis and comics in health education that based on verbal protocol analysis resulted in the elaboration of a comic book on dog canine Erlichiosis, evidencing the importance of tick control in dog and the environment | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Clínicas Veterinárias | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Agrárias | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Clínicas Veterinárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças transmitidas por carrapato | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sanitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Erliquiose canina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Erlichiosis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diseases | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tick-borne diseases | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dog | - |
| Título: dc.title | História em quadrinhos em educação e saúde sobre erliquiose canina | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: