Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Mateus, Elaine Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | El Kadri, Michele Salles | - |
Autor(es): dc.creator | Heshiki, Silvia Regina Akiko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980161 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Embora o uso de novas tecnologias tenha recebido maior atenção nos últimos anos, há poucos trabalhos que abordem a formação de professores de institutos de línguas em sua relação com tecnologia móvel vindo o presente estudo suprir esta lacuna Este trabalho trata de como se deu a aprendizagem de uso de ferramentas tecnológicas por professores em um instituto de línguas especializado no ensino da língua inglesa No segundo semestre de 216 notou-se uma movimentação espontânea dentre 11 docentes da instituição que procuraram aprender com colegas sobre alguns aplicativos que poderiam ser utilizados para o ensino de L2 O estudo além de verificar como se deu a aprendizagem docente sobre o uso de tecnologia procura também identificar o que favoreceu e/ou delimitou essa aprendizagem Adota uma perspectiva sociocultural, abordando o aprendizado docente no contexto de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) e a difusão tecnológica em uma comunidade de prática A coleta de dados se deu via enquete online e pela gravação e transcrição de entrevistas não estruturadas dos participantes da pesquisa, devidamente autorizadas A análise dos resultados foi de ordem qualitativa e quantitativa trazendo o mapeamento da disseminação de uso de ferramentas tecnológicas que recebeu a denominação “Efeito Polinizador” Foi possível concluir que o aprendizado docente se deu via propagação de conhecimento por membros da comunidade que já detinham o domínio de conhecimento tecnológico e, por novos membros que, ao se apropriarem de tal conhecimento também se esforçaram para que houvesse sua propagação A aprendizagem e sua consequente difusão se deram pela percepção de affordances e pela mediação (social, imitação e demonstração) | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Although the use of new technological devices has been on the spotlight in the last few years, few studies address the training of language teachers in their relation with mobile technology This study brings how learning of the use of technological tools by teachers in a private language institute specialized in the teaching of English as a Foreign Language took place In the second semester of 216, a spontaneous activity among 11 teachers towards learning about the use of certain apps in L2 teaching was noticed Therefore, this study aims to identify how learning about technological tools in a community of practice takes place and the factors which favour or limit it It adopts a sociocultural perspective, addressing teacher learning in the context of ICTs (Information and Communication Technology) and technological diffusion in a community of practice Data collection was through responses to an online survey and transcription of recorded accounts, both authorized by participants Results are of qualitative and quantitative order culminating in the mapping of dissemination, which was coined “The Pollen Effect” The study concludes that teachers’ learning process was through diffusion of knowledge among members of the community of practice that by appropriating such knowledge, also strove for its dissemination Learning and its consequent diffusion were through the perception of affordances and mediation (social, imitation and demonstration) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de comunicação móvel na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile communication systems in education | - |
Título: dc.title | Aprendizagem de professores de inglês sobre uso de tecnologia em contexto de instituto de línguas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: