Seleção de conteúdos e organização do trabalho docente : reflexões sobre a prática e suas consequências no ensino de geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAsari, Alice Yatiyo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorTsukamoto, Ruth Youko-
Autor(es): dc.contributorSoares, Maria Lúcia de Amorim-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Marcio Miguel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14076-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980158-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nosso objetivo nessa pesquisa é analisar os critérios de seleção dos conteúdos escolares e discutir sua influência na organização do trabalho docente Justifica-se pela identificação do uso de práticas mecânicas de seleção dos conteúdos escolares, responsável por reproduzir as listagens de conteúdos tradicionalmente ensinados em sala de aula e dissociados das propostas de formação educacional apresentadas nos projetos político pedagógicos A seleção de conteúdos consiste em um dos elementos centrais da prática educacional, visto que está associada à definição do ideal de educação que se pretende para a sociedade e às estratégias utilizadas pelo professor para atingir esses objetivos, portanto, deve ser uma atividade consciente e autônoma Essa abordagem pauta-se na interpretação das concepções de “conteúdo escolar” presente na prática docente, na análise dos procedimentos de seleção e organização dos conteúdos de ensino e na discussão acerca da precarização do trabalho docente, e tem como pressupostos teóricos a concepção crítica do currículo escolar Com as reflexões apresentadas aqui, busca-se contribuir com o trabalho docente ao discutir o significado da seleção de conteúdos no processo de ensino/aprendizagem e apontando os principais limitadores para o desenvolvimento coerente da prática de seleção dos conteúdos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Our objective in this research is to analyze the criteria for the selection of the school contents and discuss their influence on the organization of the teaching work It is justified by the identification of the use of mechanical practice in the selection of school contents, responsible for reproducing the lists of contents traditionally taught in the classroom and separated from the educational proposals presented in the political pedagogical projects The selection of content is one of the core elements of educational practice, since it is related to the definition of the ideal of education which is aimed at the society and the strategies used by the teacher to achieve these objectives; therefore, it should be a conscious and autonomous activity This approach is guided in the interpretation of the concepts of "school contents" present in the teaching practice, in the analysis of selection procedures and organization of the teaching content and the discussion about the casualization of the teaching work, and it has as its theoretical assumptions the critical conception of school curriculum From the reflections presented here there is an attempt to contribute to the teaching work when discussing the meaning of content selection in the process of teaching / learning and to point out the main constraints for the development of a consistent practice of content selection-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationGeografia-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação no planejamento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching - Environment-
Palavras-chave: dc.subjectInstructional systems-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher participation in curriculum planning-
Palavras-chave: dc.subjectPractice teaching-
Título: dc.titleSeleção de conteúdos e organização do trabalho docente : reflexões sobre a prática e suas consequências no ensino de geografia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.