Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Catarino, Maria Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Morgana Carneiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13646 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980134 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os repositórios institucionais têm-se tornado uma alternativa relevante para as instituições de pesquisa e ensino reunirem o conhecimento produzido em um único local, facilitando a gestão da produção intelectual e a sua socialização Um dos pré-requisitos para que os repositórios cumpram esse papel é que eles possibilitem a interoperabilidade semântica, não só entre os repositórios como em relação aos outros serviços de informação O objetivo deste estudo é analisar o elemento de metadado Subject do Dublin Core (dcsubject), sob a perspectiva da organização do conhecimento, a fim de fornecer subsídios para que o Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) alcance a interoperabilidade semântica, especificamente no nível dos dados categorizados Como recursos metodológicos, foram adotadas as pesquisas documental e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, utilizando o método de estudos de casos múltiplos A amostra constitui-se de 38 repositórios institucionais contemplados pelos Projeto Piloto e Editais 1/29 e 2/21 IBICT/FINEP, dos quais 26 participaram da pesquisa Dois dos repositórios institucionais não foram localizados; seis não responderam; e quatro justificaram sua não participação em razão de os repositórios se encontrarem em fase de implantação ou mudança de coordenação Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de pesquisa, uma planilha, que orientou a identificação das informações registradas nos sites dos repositórios selecionados, e um questionário eletrônico EncuestaFacil Identificou-se que o padrão de metadados usado pela totalidade desses repositórios é o Dublin Core, e que alguns utilizam mais de um A pesquisa apontou alguns fatores como a falta de controle de vocabulário na maioria dos repositórios que poderiam ser evitados com a disponibilização de instrumentos que facilitam a identificação de descritores pelos depositantes ; baixo índice de descritores traduzidos para o inglês; ausência de exposição de vocabulários controlados e de esquemas de classificação Conclui-se que o panorama atual apresentado pelos repositórios institucionais nacionais necessita de um alinhamento com iniciativas internacionais em prol da interoperabilidade semântica É necessário que os procedimentos adotados por gestores e pelo pessoal envolvido com os RIs sigam boas práticas em relação aos metadados e à Organização do Conhecimento | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The institutional repositories have become a most considerable alternative for the research and education institutions They optimize the scientific and technological advance and assemble the generated knowledge in a single spot which facilitates the intellectual production management and its socialization One of the requirements for the repositories to fulfill their role is to enable the semantic interoperability, not only among repositories, but also concerning other information services This study aims to analyse the Dublin Core metadata element set – Subject (dcsubject) from the perspective of the knowledge organization in order to provide support for the UFES institutional repository to achieve the semantic interoperability, specifically at the categorical data The methodologyl used here was the descriptive and documentary research The approach was quali-quantitative analysis and the method was the multiple case study All the 38 institutional repository included in the Projeto Piloto and Editais 1/29 and 2/21 IBICT/FINEP were contacted (two of the IR were not located, six did not return the questionnaire and four apologized for not contributing due to administrative matters), so therefore only 26 participated of the research For the data collection were used a research script which contains aspects that identify the repositories and a spreadsheet that guided the identification of the information recorded on the sites of the selected repositories and EncuestaFacil eletronic query The pattern of metadata adopted by all those repositories is Dublin Core, and some make use of more then one (pattern) The research point out to some problems such as: the lack of vocabulary control in most repositories that could be avoided by making the instruments to identify the descriptors acessible to people in putting data; small rate of descriptors translated into English; absence of controlled vocabulary or classification schemas This study demonstrates that current situation presented by the national institutional repositories urgs alignment with international initiatives in favor of semantic interoperability It is necessary that managers and staff who are involved in the IRs adopt good practices and standard procedures regarding the metadata and the knowledge organization | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Gestão da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadata | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge organization | - |
Título: dc.title | A interoperabilidade semântica na perspectiva da organização do conhecimento : uma proposta para o repositório institucional da Universidade Federal do Espírito Santo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: