Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariano, Silvana Aparecida [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Márcio Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da | - |
Autor(es): dc.contributor | Macêdo, Márcia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Márcio Ferreira de [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Pio, Lorena Ingred Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980132 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como as mulheres chefes de família, em particular mulheres negras beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), assumem o exercício de agência de autonomia e de liberdade frente aos controles de dominação masculina Além disso, descreve os processos que motivaram essas mulheres a se tornarem chefes de família com ou sem companheiro e identifica nas experiências individuais o exercício de agência de autonomia e de liberdade Para isso, foram analisadas quatro entrevistas extraídas dos dados coletados pelo projeto de pesquisa “Gênero e interseccionalidade na questão do desenvolvimento: os desafios do Programa Bolsa Família para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza” Ainda, as categorias classe, gênero e raça, foram abordadas, bem como a temática da chefia familiar feminina, autonomia e os obstáculos para a agência dessas mulheres chefes de família, a definição sociológica de pobreza e a sua relação com a chefia familiar Através do presente estudo, observou-se que diversas são as razões que levam mulheres a assumir a chefia familiar, entre elas a violência doméstica, a separação do companheiro e as opressões interseccionais entre gênero, classe e raça | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to investigate how women heads of families, in particular black women beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF), assume the exercise of autonomy and freedom agency in the face of male domination controls In addition, it describes the processes that motivated these women to become heads of families with or without a partner and identifies in individual experiences the exercise of autonomy and freedom agency For this, four interviews were analyzed, extracted from data collected by the research project “Gender and intersectionality in the issue of development: the challenges of the Bolsa Família Program to break the intergenerational cycle of poverty” Still, the categories of class, gender and race were addressed, as well as the theme of female family headship, autonomy and obstacles to the agency of these women heads of household, the sociological definition of poverty and its relationship with family headship Through the present study, it was observed that there are several reasons that lead women to assume the headship of the family, including domestic violence, separation from a partner and intersectional oppressions between gender, class and race | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres chefes de família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Bolsa Família (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women heads of households | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poverty | - |
Título: dc.title | Mulheres chefes de família e autonomia : uma análise sociológica das trajetórias de vida de titulares do Programa Bolsa Família | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: