Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Mateus, Elaine Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano | - |
Autor(es): dc.creator | Rommel, Tamara Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980124 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de produção de material didático no Projeto Londrina Global, por meio da análise de gravações de encontros de professores, constituídos em uma comunidade de prática (WENGER 1998), evidenciando categorias referentes ao trabalho colaborativo em comunidade prática, sendo elas: a) Regras da produção de MD na CP; b) Limitações da produção de MD na CP; c) Evidências da cultura e recursos da CP; d) Crenças e práticas pessoais dos participantes da CP e) Perspectiva afetiva na CP A pesquisa foi realizada com os participantes do Projeto Londrina Global, o qual foi implantado, em 28, na cidade de Londrina, com o objetivo de oferecer aulas de inglês aos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental Idealizado pela prefeitura municipal, o referido projeto oferece, também, encontros de formação continuada aos professores com o apoio da Secretaria de Educação do município em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, que, por meio de projetos de pesquisa, oferece assessoria para o desenvolvimento do projeto, buscando aproximar a educação superior da educação básica e entrelaçando a teoria e a prática O presente trabalho visa, então, a investigar o processo de produção de uma unidade didática para o ensino de inglês para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental no ano de 217, tendo como participantes efetivas quatro professoras da Rede Municipal de Ensino em parceria com o projeto de pesquisa Orientações Didático-pedagógicas para o Ensino de Inglês nas Séries Inicias (UEL), à luz de teorias acerca de colaboração (JOHN-STEINER, 2) na interação (VYGOTSKY, 1984) de membros de uma comunidade de prática (WENGER, 1998) | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to investigate the process of production of didactic material in the Londrina Global Project, through the analysis of recordings of teachers' meetings, constituted in a community of practice (WENGER 1998), indicating categories related to collaborative work in a practical community, being: a) Rules of the production of MD in the CP; b) Limitations of the production of MD in CP; c) Evidence of the CP's culture and resources; d) Beliefs and personal practices of CP participants e) Affective perspective in the CP The research was carried out with participants of the Londrina Global Project, which was implemented in 28 in the city of Londrina, with the objective of offering English classes to students of Early Childhood Education and initial years of Elementary School Conceived by the municipal government, this project also offers continuing education meetings for teachers with the support of the Municipal Education Department in partnership with the State University of Londrina, which, through research projects, offers advice for the development of the project, aiming to bring higher education closer to basic education and to interweave theory and practice The present work aims to investigate the production process of a didactic unit for teaching English to first year students of Elementary School in the year 217, having as effective participants four teachers of the Municipal Teaching Network in partnership with the project Orientações Didático-pedagógicas para o Ensino de Inglês nas Séries Inicias (UEL), in the light of theories about collaboration (JOHN-STEINER, 2) in the interaction (VYGOTSKY, 1984) of members of a community of practice (WENGER, 1998) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Título: dc.title | O processo de produção colaborativa de material didático no Projeto Londrina Global | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: