Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
Autor(es): dc.contributorFavaron, Phelipe Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMaistro, Vírginia Iara de A.-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Glaura S. A.-
Autor(es): dc.creatorLuiz, Karen Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17566-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980104-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia integra um projeto de Ciência Cidadã que visa analisar e propor melhorias nos conteúdos de ciências e biologia para a Educação Básica, já que há muitos erros observados ao longo dos materiais didáticos que são fornecidos a rede pública brasileira. O foco específico deste estudo é a análise teórica dos conteúdos de embriologia presentes nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O objetivo é identificar lacunas e possíveis problemas nos materiais educacionais mais utilizados nas escolas brasileiras. Para a realização desta pesquisa, foram selecionadas seis coleções de livros didáticos, das quais foram analisadas as seções relacionadas ao desenvolvimento embrionário e à organogênese. A análise revelou resultados significativos. Apenas duas coleções (C1 e C2) tratavam de forma mais abrangente desses temas, porém, ambas apresentaram uma série de erros teóricos, desde conceituações equivocadas até problemas na descrição dos processos biológicos. As outras coleções analisadas (C3, C5 e C6) continham um conteúdo mínimo ou praticamente inexistente sobre embriologia. Em vez disso, essas coleções priorizavam tópicos relacionados ao controle da reprodução, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e sexualidade na adolescência. A coleção C1, embora incluísse embriologia comparada, também apresentava vários erros conceituais e carecia de exemplos claros para ilustrar os conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a necessidade premente de revisões críticas e sistemáticas nos livros didáticos de embriologia utilizados nas escolas brasileiras. Além disso, destacam a importância de uma abordagem mais abrangente e precisa do tema, que não apenas forneça informações corretas, mas também seja capaz de cativar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo da biologia.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is part of a Citizen Science project aimed at analyzing and proposing improvements to the science and biology content for Basic Education, as there are many errors observed throughout the educational materials provided to the Brazilian public school system. The specific focus of this study is the theoretical analysis of embryology content found in the textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) in 2020. The objective is to identify gaps and potential issues in the most widely used educational materials in Brazilian schools. For this research, six collections of textbooks were selected, from which sections related to embryonic development and organogenesis were analyzed. The analysis revealed significant results. Only two collections (C1 and C2) addressed these topics in a more comprehensive manner; however, both presented a series of theoretical errors, ranging from misconceptions to problems in describing biological processes. The other collections analyzed (C3, C5, and C6) contained minimal or virtually nonexistent content on embryology. Instead, these collections prioritized topics related to reproductive control, sexually transmitted infections (STIs), and adolescent sexuality. Collection C1, although including comparative embryology, also exhibited several conceptual errors and lacked clear xamples to illustrate the concepts addressed. These results highlight the urgent need for critical and systematic revisions in the embryology textbooks used in Brazilian schools. Furthermore, they underscore the importance of a more comprehensive and accurate approach to the subject, one that not only provides correct information but also engages and stimulates students' interest in the study of biology.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationGraduação - Ciências Biológicas-
Relação: dc.relationCCB - Departamento de Biologia Geral-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Relação: dc.relationBacharelado-
Relação: dc.relationCurso Presencial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento embrionário-
Palavras-chave: dc.subjectEquívocos conceituais-
Palavras-chave: dc.subjectEmbriologia humana-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectEmbryonic development-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual misconceptions-
Palavras-chave: dc.subjectHuman embryology-
Título: dc.titlePanorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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