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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté | - |
Autor(es): dc.contributor | Noda, Marisa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980093 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa, Escravidão e Racismo: a metodologia da aula-oficina em tempos de revisionismos historiográficos teve início em 216 por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) A partir desse momento, seguiu-se a pesquisa em 217- 218, no Mestrado em História Social, com a premissa investigatória de buscar alternativas metodológicas para o ensino de História na educação básica em meio a revisionismos historiográficos Utilizamos como teoria as abordagens da Educação Histórica (GERMINARI, 21); (LEE, 26); (BARCA, 27) e as metodologias da Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1986), (FRANCO, 25), (TOLEDO; JACOBI, 213) e da Observação de Aula (NODARI; ALMEIDA, 212) Elaboramos aulas para o desenvolvimento do método por meio de Aula-Oficina (BARCA, 24) e analisamos as narrativas produzidas pelos alunos através da Análise de Conteúdo (FRANCO, 25) Por meio da discussão dos temas do racismo e da escravidão, selecionamos 4 categorias de análise: Permanência, Causa e Consequência, Empatia, Sentidos de Mudança, Continuidade e Processo Dessas categorias chegamos a conclusão que as consciências: tradicional – Permanência-, Exemplar e Crítica – Causa e Consequência - e Crítica – Empatia e Sentidos de Mudança, Continuidade e Processo – são mais evidentes Percebemos que a metodologia da aula-oficina possibilita uma sofisticação da consciência histórica fato este que justifica a utilização da metodologia das aulas-oficinas e a Educação Histórica como teoria possível de uso e planejamento pelos professores de história da rede pública em tempos de revisionismos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, Slavery and Racism: methodology of workshop classes in times of historiographic revisionism, had began in 216 as a graduation conclusion work From that moment, the innerwork that follows betwen 217 and 218, at masters degree in Social History, tryed to find a methodological alternative to basic history teaching in times of historical revisionism In order to do that, we used historical education (GERMINARI, 21); (LEE, 26); (BARCA, 27); the research action methodology (THIOLLENT, 1986), (FRANCO, 25), (TOLEDO; JACOBI, 213) the content analyses methodology (NODARI; ALMEIDA, 212), and classes observation (NODARI; ALMEIDA, 212) We planned classes to develop the method using workshop classes method (BARCA, 24) and analysed the narratives of students throught the content analyses (FRANCO, 25) Following the discussion of themes like racism and slavery, we pick four categories of analyses: empaty, cause and consequence, sense of change and permanence From this categories, we came to the conclusion that consciousness: tradicional – permanence – exemplary and crytic – cause and consequence – and crytic – empaty and sense of change, continuity and process, are more evident We realised that the workshop classes methodology facilitates improvement in historical consciouness, whitch justifies whorkshop classes and historical education as a usefull theory for history teachers of public schools in times of hitorical revisionism | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisionismo historiográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | History - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiographic revisionism | - |
Título: dc.title | Escravidão e racismo : a metodologia da aula-oficina em tempos de revisionismos historiográficos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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