Duzentos anos de "O homem da areia", duzentos anos de Olímpia : um retorno à personagem de E.T.A. Hoffmann e seu legado para a literatura fantástica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Adilson dos [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marta Dantas da-
Autor(es): dc.contributorPierini, Fábio Lucas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas Henrique da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:05:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:05:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980040-
Descrição: dc.descriptionResumo: Olímpia, personagem de “O homem da areia”, de E T A Hoffmann, se lançou para a modernidade principalmente a partir da ópera de Offenbach, Les contes d’Hoffmann Essa referência fez captar uma figura que já vinha ocupando espaço no imaginário ocidental Isso se nota ao observar ressonâncias da personagem hoffmanniana em variadas novas criações, inclusive do século XX, na literatura e em outras artes Assim, Olímpia ganhou uma segunda vida, tornando-se um arquétipo insuperável de personagem Liga-se, então, à temas que, se não inaugurados, são transformados por ela, tais como: o objeto (fetiche), a figura humana, a mulher artificial, a burla, o inquietante (Freud) Isso graças ao trabalho de Hoffmann com a personagem mecânica, uma de suas obsessões literárias (Barbosa, 217) Ele opera tentativas de representação, ensaios, até chegar, por fim, em Olímpia Tendo essas questões em vista, esta Dissertação propõe uma retomada dessa bicentenária personagem, sob o enfoque de estudos que pensem o espaço de Olímpia para além do próprio conto e época, valorizando seus sentidos únicos, como é o caso de O corpo impossível (22), de Eliane Robert Moraes, Mulher ao pé da letra (26), de Ruth Silviano Brandão, bem como A palavra e o fantasma na cultura ocidental (212), de Giorgio Agamben (212) O trabalho conta ainda com o suporte de Carlos Reis (216), no que diz respeito à suficiência da personagem literária Objetiva-se, assim, apresentar leitura de Olímpia individualmente, mas também de forma comparada, quando possível, com outras referências da literatura-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Olympia, character of the short story "The Sandmann", by E T A Hoffmann, launched into the modernity mainly from the Offenbach’s opera, Les contes d'Hoffmann This reference captured a figure that had already a space in the western imaginary, a fact noticeable just by observing resonances of the Hoffmann’s character in many new creations, even in XX’s century, in literature and other arts Thus, Olympia gained a second life, becoming an insuperable archetype of character, linked to themes that, if not inaugurated, are transformed by her, such as: the object (fetish), the human figure, the artificial woman, the mockery, the uncanny (Freud) This thanks to the work of Hoffmann with the mechanical character, an obsession of the writer (Barbosa, 217) He operates different representations, rehearsals, until finally creates Olympia With these questions in mind, this dissertation proposes a resumption of this bicentennial character, under the focus of studies that think the space of Olympia beyond the short story itself and time, valuing her unique senses, as is the case of O corpo impossível (22), by Eliane Robert Moraes, Mulher ao pé da letra (26), by Ruth Silviano Brandão, and also A palavra e o fantasma na cultura ocidental (212), by Giorgio Agamben (212) In addition, the present work also counts on the support of Carlos Reis (216), regarding the sufficiency of the literary character The aim is, therefore, to presente Olympia’s analysis individually, but also in a comparative way, when its possible, with other references in literature-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectOlímpia (Personagem fictício)-
Palavras-chave: dc.subjectContos alemães-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectOlympia (Fictitious character)-
Palavras-chave: dc.subjectShort stories, German-
Palavras-chave: dc.subjectHistory and criticism-
Título: dc.titleDuzentos anos de "O homem da areia", duzentos anos de Olímpia : um retorno à personagem de E.T.A. Hoffmann e seu legado para a literatura fantástica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.