
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Edilson Serpeloni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nora, Fernanda Grazielle da S. A. | - |
| Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Makhoul, Carmem Susana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16274 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980021 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo acerca das publicações em periódicos da área de Educação Física a respeito da temática do corpo, identificando o que os autores vêm discorrendo nos artigos Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico em cinco periódicos nacionais e classificados pela Capes como Qualis A e B1, no período de 1979 a 215, e ainda, procedemos à análise de documentos de orientação curricular, tais como, Parâmetros Curriculares Nacionais, Cadernos de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Goiás e Projeto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física/Universidade Federal de Goiás Como resultado da análise das publicações identificamos que as discussões dos autores vêm privilegiando cinco áreas temáticas: corpo subjetivo, corpo cultuado, corpo dominado, corpo disciplinado e corpo biológico Verificamos, também, que a problematização a respeito do corpo apresenta certa atualidade, uma vez que há poucos artigos editados nas primeiras décadas de veiculação dos periódicos e um aumento do número de publicações a partir do ano de 21 E os significados de corpo identificados evidenciam o entendimento dos aspectos da corporeidade como ponto de partida para a compreensão do corpo humano, reiterando a necessidade de construção da mesma para viver melhor, de acordo com as próprias opções e decisões Por meio do inventário realizado, concluímos que a experiência do corpo é fundamental para que o estudante perceba, seja percebido e se reconheça mediante a sociedade na qual convive, pois, o corpo ao mesmo tempo em que se movimenta, também pensa, cria, sente e imagina, produzindo ideias e emoções | - |
| Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to develop a study about the publications in periodicals in the physical education area about the thematic of the body, identifying what the authors have been saying in the articles Therefore, we conducted a bibliographical study in five national periodicals classified by Capes as Qualis A and B1, from the period of 1979 to 215, and still, we proceeded to the analysis of curricular orientation documents, such as National Curricular Parameters, Curricular Reorientation Notebooks of the State Secretary of Goiás and Physical Education Graduation Course Project of the Physical Education College/ Federal University of Goiás (known as UFG) As result, the analysis of the publications, we identify that the authors discussions privilege five thematic areas: subjective body, worshiped body, dominated body, disciplined body and biological body We also verify that the problematization about the body presents certain actuality, once there are only a few edited articles in the first decades of periodicals publication and an increase of the number of publications from the time of 2’s The senses of body identifyed, evidence the understanding of the corporeity aspects as a starting point to the comprehension of the human body, reiterating the need of building a corporeity to live in a better way, according to the very options and decisions Throughout the inventory carried out, we conclude that the body experience is fundamental for that the student realizes, be perceived and may recognize himself/herself through the society in wich he/she lives in, because, the body, at the same time it moves, it also thinks, creates, feels and imagines, producting ideas and emotions | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Doutorado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artigos científicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Título: dc.title | Análise da produção bibliográfica em periódicos brasileiros sobre o corpo na área de educação física | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: