Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Dourado, Simone Pereira da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Elias, Maria Lígia Ganacim Granado Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Daniela Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18194 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980018 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como foco analisar como questões de gênero têm sido enquadradas pelo Estado brasileiro, no que se refere à formulação de políticas públicas para as mulheres. Como fonte empírica desse estudo, foram analisadas as publicações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um Think Tank estatal voltado para a avaliação de políticas públicas. Consideramos o Ipea um espaço privilegiado para analisar como as políticas públicas para mulheres têm sido enquadradas, pois a instituição tem como missão o seu aprimoramento ao produzir e disseminar conhecimentos. Dentre os materiais divulgados pelo Ipea, estão: livros, notas técnicas, textos para discussão e boletins que são fonte dessa pesquisa documental. Considerando a possibilidade de encontrar diferentes enquadramentos dependendo da orientação política, analisamos as obras dos últimos governos: Lula 2003 – 2010; Dilma 2011 – 2016; Temer 2016 – 2018 e Bolsonaro 2019 – 2022. Utilizamos a teoria dos enquadramentos interpretativos ou frames. Os enquadramentos interpretativos, no que dizem respeito às políticas públicas, podem ser entendidos como narrativas que mobilizam determinadas ideias, que fundamentam agendas públicas. Tais enquadramentos influenciam o modo como problemas públicos são identificados, como suas causas são percebidas e as soluções construídas. A análise das obras publicadas pelo Ipea pôde nos revelar quais ideias são empregadas no debate de políticas públicas para as mulheres no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | This research focuses on analyzing how gender issues have been framed by the Brazilian State with regard to the formulation of public policies for women. As an empirical source for this study, publications from the Institute for Applied Economic Research (Ipea), a state Think Tank focused on evaluating public policies, were analyzed. We consider Ipea a privileged space to analyze how public policies for women have been framed, because the institution's mission is to improve public policies by producing and disseminating knowledge. Among the materials published by Ipea are: books, technical notes, texts for discussion, bulletins, which are the source of this documentary research. Considering the possibility of finding different frameworks depending on political orientation, we analyzed the works of recent governments: Lula 2003 – 2010; Dilma 2011 – 2016; Temer 2016 – 2018 and Bolsonaro 2019 – 2022. We use the theory of interpretative frameworks or frames. Interpretive frameworks, with regard to public policies, can be understood as narratives that mobilize certain ideas that underlie public agendas. Such frameworks influence the way public problems are identified, how their causes are perceived and solutions constructed. The analysis of the works published by Ipea was able to reveal to us which ideas are used in the debate on public policies for women in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas para mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de enquadramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ipea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies for women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ipea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Título: dc.title | Políticas públicas para mulheres sob a perspectiva de um Think Tank Estatal : o caso do Ipea | - |
Título: dc.title | Public policies for women from the perspective of a State Think Tank : the case of Ipea | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: