
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berbel, Neusi Aparecida Navas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teruya, Teresa Kazuko | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Josilaine Burque Ricci | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14195 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979991 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo analisa a possibilidade do estabelecimento de uma parceria entre o pedagogo e o professor universitário, na promoção de formação pedagógica aos docentes que atuam no ensino superior Elege como problema de pesquisa: Quais os desafios e contribuições na constituição de uma parceria entre o pedagogo e o docente universitário no desenvolvimento do trabalho pedagógico pautado na proposta institucional? Estabelece como objetivo geral: analisar a parceria entre o pedagogo e o professor de ensino superior em seu contexto de atuação, com vista a vislumbrar a qualidade do processo de ensino na graduação, bem como o fortalecimento da prática pedagógica docente Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo Utiliza como instrumentos de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada com uma pedagoga que atua no setor de assessoria pedagógica e um questionário de consulta a vinte e dois professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Os resultados indicam a possibilidade de a atividade de assessoria pedagógica realmente acontecer no espaço universitário, uma vez que os professores buscam por esses saberes junto à equipe de assessoria da instituição, especialmente em relação aos seguintes aspectos: Projeto Pedagógico Institucional, Projeto Político Pedagógico do Curso, Proposta Curricular do Curso, Planejamento da Disciplina, Plano de Aula, Metodologia de Ensino, Utilização de Recursos de Ensino e Avaliação da Aprendizagem Percebe que, pela análise das respostas dos professores consultados, embora alguns ainda desvalorizem os conhecimentos pedagógicos, outros reconhecem o trabalho voltado para a formação pedagógica como necessário e, portanto, a existência da possibilidade do estabelecimento de uma parceria Mas, é necessário que o próprio pedagogo repense a forma de atender a demanda desses professores para que o trabalho não caia em descrédito, com princípios claros, para que cada profissional possa fazer as suas aplicações em sua área de atuação Conclui que essa parceria, identificada como um grande desafio, pode ser promovida e viabilizada por uma política institucional de formação pedagógica docente voltada para o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study analyses the possibility of settling a partnership between the pedagogue and the academic professor, promoting the higher educational educator’s pedagogical formation It chooses as research question: To build a partnership between the pedagogue and the academic professor in the pedagogical work development lined on the institucional’s trend, what are the challenges and contributions? As general objective it sets up analyzing the partnership between the pedagogue and the academic professor in his work context, to make out the quality of the teaching’s process in graduation, and to strengthening the academic pedagogical practice The research consists in a qualitative study, exploratory and descriptive, and as data collection’s vehicle it takes two instruments: an interview (organized with a pedagogue’s help, who actuates on pedagogical advise sector), and an enquiry’s questionnaire, applied to twenty two academic professors in a higher educational institution (IES) On this basis, the answers permit to find evidences of the possibility that the pedagogic help activities can really happen in the academic sphere, since the professors look for help especially in these matters: Institutional Pedagogic Project, Political-Pedagogical Class Project, Class Curriculum Design, Discipline Planning, Class Design, Teaching Methodology, Resources Utilization and Learning Evaluation Through the professors’ answers analysis, while some still depreciate the pedagogical knowledge, others recognize as necessary the pedagogical formation work This shows that there can be a partnership, but the own pedagogue has to reconsider how to attend this professors’ demand so that this work don’t collapse in discredit, with clear principles so that each professional can make applications in their area of expertise This partnership, as a great challenge, can be promoted and made achievable through an institutional politics of pedagogical and professional formation of higher educational professors | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
| Título: dc.title | Parceria entre pedagogo e professores do ensino superior : contribuições teóricas e metodológicas ao trabalho docente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: