Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pelegrini, Sandra de Cássia Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Alegro, Regina Célia | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Claudia Eliza Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:05:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:05:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979954 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta Dissertação tomamos como objeto de estudo a fala dos visitantes espontâneos do Museu Histórico de Londrina “Pe Carlos Weiss” Nosso objetivo é analisar a relação público – mu-seu: como este público vê/concebe tanto a instituição, quanto a sua exposição de longa dura-ção, se eles se identificam com as propostas museológicas do Museu; se gostam do tema pro-posto; se a exposição diverte, educa ou informa de forma satisfatória, e, acima de tudo, se o público consegue enxergar a historicidade proposta e se ele concorda ou discorda dela Ainda hoje vemos que as instituições museais apresentam um caráter tradicional desligado do público visitante, contudo, as atuais propostas museológicas procuram transformar os museus em espaços de comunicação, integrados a sociedade, e pretendem tornar o visitante um partici-pante ativo, que se expressa e dialoga com a exposição Foi, partindo desse pressuposto que escolhemos a análise de recepção de público como objeto desta Dissertação Para a realização deste trabalho aplicamos duzentos questionários no mês de novembro de 214, tanto em dias da semana quanto em finais de semana A metodologia para se avaliar as respostas obtidas consiste em mesclar a análise quantitativa com a qualitativa: transformamos o feedback dos entrevistados em porcentagem e a partir daí, a partir da bibliografia utilizada, procuramos desvendar analiticamente estas respostas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The object of study of this dissertation is the spontaneous visitors of Museu Histórico de Londrina “Pe Carlos Weiss” speech The objective is to analyze the relation public – museum: how this public see/conceive both institution and its long term exhibition; also if they identify the museology proposals of the Museum; enjoy the proposed theme; if the exhibition amuse, educate or inform them in a satisfactory way, and above of all, if the public discerns the historicity proposed and if they agree or not with that Currently, museum institutions still presenting a traditional nature detached from the public visitors Although new museology proposals are seeking ways of transforming the museums in communication places, which are integrated to the society Their intention is to make the visitor part of the exhibition, expressing himself and dialoguing with it Under this assumption, the public reception analysis has been chosen as the object of this dissertation To accomplish this study, two hundred questionnaires were applied in November 214, on weekdays and weekends The methodology consists in merging quantitative and qualitative analysis to evaluate the obtained answers; transforming the interviewees feedback in percentage Last but not least, through the utilized bibliography it was intent to analytically uncover theses answers | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus históricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exposições | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social history | - |
Título: dc.title | Descortinando o MHL pelos olhos do público : um estudo da concepção e a percepção do público espontâneo sobre a exposição de longa duração | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: