Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Terezinha Elisabeth da | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelmann, Adriana Rosecler Alcará | - |
Autor(es): dc.contributor | Okuzono, Simone Borges Paiva | - |
Autor(es): dc.creator | Brentan Junior, Elisio Custodio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979897 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetivou investigar as ações cidadãs promovidas pelas bibliotecas públicas e seu potencial para a promoção da ciência cidadã. Foi realizada a análise da informação enquanto insumo basilar para o pleno exercício da cidadania, do aprofundamento da relação entre ciência cidadã e informação, assim como pela identificação de ações das bibliotecas públicas com potencial para o desenvolvimento da ciência cidadã. Estudo de abordagem qualitativa, delineamentos bibliográfico e documental, utilizando a categorização como método de análise dos dados, partindo da perspectiva da análise de conteúdo. Identificou ações cidadãs implementadas por bibliotecas públicas, assim como atividades recentes que reforçam o caráter de tais espaços como ambientes comunitários e democráticos de relevância para o elo da ciência cidadã com pessoas não cientistas. As ações localizadas enfatizam a necessidade do estabelecimento de parcerias com instituições de pesquisa, seja para formação das equipes ou acompanhamento na execução das atividades. Conclui-se que além das atividades especificamente orientadas para a ciência cidadã, as bibliotecas públicas podem contribuir também com os processos inerentes a todo e qualquer espaço biblioteconômico, desde a formação e o desenvolvimento de coleções, até as mediações promovidas por meio do espaço e de suas ações | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to investigate citizen actions taught by public libraries and their potential for promoting citizen science. An analysis of information was carried out as a basic input for the full exercise of citizenship, the deepening of the relationship between citizen science and information, as well as the identification of actions by public libraries with potential for the development of citizen science. Study with a qualitative approach, bibliographical and documentary outlines, using categorization as a data analysis method, starting from the perspective of content analysis. Citizen actions integrated by public libraries were identified, as well as recent activities that reinforce the character of such spaces as community and democratic environments of resistance to the link between citizen science and non-scientists. Localized actions emphasize the need to establish partnerships with research institutions, whether for training teams or monitoring the execution of activities. It is concluded that in addition to activities specifically oriented towards citizen science, public libraries can also contribute to the processes inherent to any and all library space, from the formation and development of collections, to the mediations produced through space and your actions | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência cidadã - Bibliotecas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência cidadã - Promoção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizen Science - Public libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizen science - Promotion | - |
Título: dc.title | O potencial da biblioteca pública na promoção da ciência cidadã | - |
Título: dc.title | The potential of the public library in promoting citizen science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: