Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Vera Lúcia Bahl de-
Autor(es): dc.creatorLima, Débora Raquel Sarmento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979892-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Several works approach the teaching of the evolution and different problems that it involves However the teacher’s personal aspect isn’t evident enough in scientific researches, therefore the main idea of this investigation was to approach the personal and social values of the teachers connected to whether teaching practice or legitimated knowledge or the knowledge which was developed in the teaching of the Biological Evolution’ context During the investigation to identify the values and the knowledge and to trace possible relations, a qualitative research was initiated which main steps were: discussion of the values and the gaps in scientific activity, specialization and teaching knowledge, the analysis which starts with the primary school Biology teachers’ interviews from the public schools, according to the Content Analysis assumptions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução (Biologia)-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectEvolution (Biology)-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - Scientific applications-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleSaberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.