Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação

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Autor(es): dc.contributorSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGongora, Maura Alves Nunes-
Autor(es): dc.contributorCorchs, Felipe D’Alessandro Ferreira-
Autor(es): dc.contributorGrossi, Renata [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorMussi, Samir Vidal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979880-
Descrição: dc.descriptionResumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Psychoeducation is one of the strategies that must be entered in the treatment of patients with bipolar disorder and has demonstrated effectiveness in promoting answers related to medication adherence The aim of this study was evaluating the effectiveness of a psychoeducation program applied to nine patients diagnosed with bipolar disorder receiving treatment in a public hospital For evaluation, were applied scales of depression (Hamilton), mania (Young) and Quality of Life (WHOQOL) Sixteen sessions of group care were performed and the results showed significant reduction in mania evaluation after the intervention for six months and an improvement in the field "Physical" of the Quality of Life scale, evaluated before and after the intervention Moreover, the high frequency of patients with mild depression and reports of family conflicts as antecedents of this episode showed the necessity of intervention with the family and focused on social skills training-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationAnálise do Comportamento-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Biológicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Análise do Comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno bipolar-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças mentais-
Palavras-chave: dc.subjectAdesão ao tratamento-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectBipolar disorders-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral analysis-
Título: dc.titleTranstorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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