Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | Villa-Ochoa, Jhony Alexander | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Gustavo Granado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979840 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da avaliação em modelagem matemática mediante dois objetivos. Primeiramente, tivemos a intenção de compreender como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década, buscando identificar os diferentes procedimentos e ferramentas utilizados nessas avaliações. Posteriormente, utilizamos os resultados desse primeiro momento com a intenção de desenvolver uma ferramenta para avaliação em modelagem matemática. Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante a definição de critérios para a seleção de textos. As análises realizadas seguiram os encaminhamentos de uma revisão sistemática e da análise documental. Optamos por organizar o relatório da pesquisa segundo o formato multipaper, envolvendo a realização de dois artigos. No primeiro artigo, realizamos uma pesquisa de caráter inventariante visando buscar na literatura indicativos de como as práticas avaliativas em modelagem matemática vêm se caracterizando e quais os focos dessa avaliação. Os resultados desse artigo evidenciam cinco possibilidade para a avaliação em modelagem matemática e sugerem que os encaminhamentos, propósitos e focos de avaliação em modelagem matemática vêm sendo esclarecidos. No segundo artigo, objetivamos avançar os resultados identificados no artigo 1 a partir da proposta de uma ferramenta para avaliação em práticas de modelagem na sala de aula. Os resultados desse artigo sugerem que a ferramenta de avaliação proposta está bem dimensionada e é capaz de subsidiar a avaliação em modelagem matemática considerando diferentes perspectivas de modelagem na sala de aula. Por fim, concluímos que a investigação realizada no artigo 1 e 2 subsidia e complementa os objetivos dessa pesquisa, visto que identificamos, na amostra considerada no primeiro artigo, como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década e, para além de identificar ferramentas e procedimentos utilizados, evidênciamos três focos de avaliação em modelagem matemática e, também, a ferramenta de avaliação proposta se mostrou relevante e eficaz para os professores que a utilizaram para corrigir atividades de modelagem matemática desenvolvidas em diferentes níveis de escolaridade e segundo diferentes perspectivas de modelagem matemática. | - |
Descrição: dc.description | This research presents an investigation about the evaluation in mathematical modeling through two objectives. First, we had the intention to understand how the evaluation in mathematical modeling has been carried out in the last decade, seeking to identify the different procedures and tools used in these evaluations. Subsequently, we used the results from that first moment with the intention of developing a tool for evaluation in mathematical modeling. The data for this research were collected by defining criteria for the selection of texts. The analyzes carried out followed the guidance of a systematic review and document analysis. We chose to organize the research report according to the multipaper format, involving the realization of two articles. In the first article, we carried out an inventory survey aiming to search the literature for indications of how the evaluative practices in mathematical modeling have been characterized and what the focus of this evaluation is. The results of this article show five possibilities for the evaluation in mathematical modeling and suggest that the guidelines, purposes and focus of evaluation in mathematical modeling have been clarified. In the second article, we aim to advance the results identified in article 1 from the proposal of a tool for assessment in modeling practices in the classroom. The results of this article suggest that the proposed assessment tool is well dimensioned and is able to support the assessment in mathematical modeling in different modeling perspectives. Finally, we conclude that the research carried out in articles 1 and 2 subsidize and complement the objectives of this research, since we identified, in the sample considered in the first article, how the evaluation in mathematical modeling has been carried out in the last decade and, in addition to identifying tools and procedures used, we show three focus of assessment in mathematical modeling and, also, the proposed assessment tool proved to be relevant and effective for the teachers who used it to correct mathematical modeling activities developed at different levels of schooling and according to different perspectives of mathematical modeling. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramenta de avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment tool | - |
Título: dc.title | Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula | - |
Título: dc.title | Assessment in mathematical modelling practices in the classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: