
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Antonello, Ideni Terezinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Veiga, Léia Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Giordani, Ana Cláudia Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho Neto, Francisco Manoel de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17209 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979836 | - |
| Descrição: dc.description | Dentro da realidade social vivenciada, com grande presença do individualismo e da segregação social, é fundamental a discussão e a proposta de instrumentos que possibilitem a justiça social. Dito isto, com vistas à garantia de uma cidade mais justa, destaca-se a importância da abordagem do tema, em sala de aula, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, como ferramenta possibilitadora da aprendizagem significativa e fomentar estratégias de repensar o espaço urbano. Assim sendo, a presente pesquisa teve por objetivo, analisar as relações entre a cidade, o planejamento urbano e educação escolar, no âmbito do ensino da Geografia, a partir de experiências concretas vivenciadas no cotidiano de professores e alunos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica sobre a temática investigada, bem como, trabalho de campo com aplicação de questionário a alunos e professores de Geografia do Ensino Médio das escolas estaduais do município de Siqueira Campos, Paraná, 2020. Inicialmente foi apresentada a discussão sobre conceitos fundamentais para a abordagem da temática da pesquisa. Na sequência, apresenta-se a discussão sobre o ensino da Geografia e suas potencialidades para o desenvolvimento da consciência participativa nos estudantes. Por fim, é apresenta uma proposta de plano de aula, pautado nas práticas pedagógicas inovadoras; a análise dos documentos orientadores do currículo da rede estadual paranaense, análise de obras didáticas, bem como a percepção de alunos e professores sobre a abordagem do tema espaço urbano em sala de aula. Concluindo-se que, o ensino da Geografia pautado nas práticas de ensino inovadoras, nesta pesquisa com enfoque nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, é visto como instrumento incentivador e possibilitador da criticidade dos discentes, na qual eles serão motivados a analisar, refletir e expor seus pensamentos sobre uma determinada realidade. Destaca-se ainda, a abordagem da cidade e do planejamento urbano no ensino formal, como elementos que visam a formação de um cidadão consciente das demandas do espaço que vive, podendo deliberar sobre esse espaço de forma ativa e democrática. | - |
| Descrição: dc.description | Within the experienced social reality, with a strong presence of individualism and socio-spatial segregation, it is fundamental to discuss and propose instruments that make social justice possible. Thus, in order to guarantee a fairer city, the importance of approaching the theme in the classroom through innovative pedagogical practices is highlighted, as a tool that enables meaningful learning and fosters strategies to rethink the urban space. Therefore, this research aimed to analyze the relationships between the city, urban planning, and school education, within the scope of teaching Geography, based on concrete experiences in the daily lives of teachers and students. To this end, a bibliographical review was carried out on the investigated theme, as well as field work with the application of a questionnaire to students and Geography teachers at State High Schools in the city of Siqueira Campos, Paraná, 2020. Initially, it was presented the discussion on fundamental concepts for approaching the research theme. Following that, it was presented the discussion on the teaching of Geography and its potential for the development of participatory awareness in students. Finally, practical elements of the approach to urban and city planning in school geography were presented: lesson plan, based on innovative pedagogical practices; the analysis of the guiding documents of the school curriculum of the state of Paraná; analysis of didactic works, as well as the perception of students and teachers on the approach to the theme of urban space in the classroom. Concluding that, the teaching of Geography based on innovative teaching practices, in this research with a focus on active teaching and learning methodologies, is seen as an instrument that encourages and enables students to be critical, in which they will be motivated to analyze, reflect, and express their thoughts about a certain reality. It is also highlighted the approach to the city and urban planning in formal education, as elements that aim at forming citizens who are aware of the demands of the space they live in, being able to deliberate about this space in an active and democratic way. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia urbana - Cidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania - Participação popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical innovation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popular participation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban geography - City | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy - Social aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Citizenship - Popular participation | - |
| Título: dc.title | A abordagem teórico-metodológica da cidade e do planejamento urbano na geografia escolar | - |
| Título: dc.title | The theoretical-methodological approach to the city and urban planning in school geography | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: