
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Alessandra Coutinho | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santana, Andreia da Cunha Malheiros | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cristóvão, Vera Lúcia Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Andressa Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17655 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979825 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho qualitativo, de caráter descritivo-interpretativo e documental, objetiva refletir se e como a Pedagogia dos Multiletramentos é abordada na formação inicial em Letras e como isso reflete na fala dos professores e na orientação do Estágio Supervisionado obrigatório, a fim de preparar o futuro professor da Educação Básica. No que diz respeito ao percurso metodológico, são mobilizados os princípios da Análise de Conteúdo. Para tanto, investigam-se cursos de Letras de sete das principais universidades públicas paranaenses, por meio dos seguintes instrumentos: documentos institucionais dos cursos (Projetos Pedagógicos e Manuais de Estágio) e entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes das instituições coparticipantes, observando como a Pedagogia dos Multiletramentos ecoa na formação inicial em Letras, analisando se os conceitos relativos a essa pedagogia contemplam a multiplicidade proposta – cultural e multimodal – e identificando como a sua representação e a sua abordagem interferem nas orientações e percepções sobre o tema no Estágio Supervisionado. No que tange aos fundamentos teóricos, a pesquisa alicerça-se na concepção dialógico-interacionista de Bakhtin (2009) e de seu Círculo, e na Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996). Nessa perspectiva, o estudo em tela observa que o desenvolvimento de uma Pedagogia dos Multiletramentos depende de fatores basilares na formação inicial: compreensão do conceito e da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos pelos docentes e discentes da universidade; inclusão de disciplinas específicas de multiletramentos; leitura crítica dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica; e formação individual dos docentes que integram o curso. Dessa forma, entende-se que esse percurso pode levar os discentes à apropriação da Pedagogia dos Multiletramentos e a situarem essa vivência nas práticas de Estágio Supervisionado, concretizando, assim, a relação efetiva da teoria e da prática. | - |
| Descrição: dc.description | This qualitative study, of descriptive-interpretative and documentary character, focuses on analysing if and how a Pedagogy of Multiliteracy is approached in the initial formation of undergraduate Language students, and how it reflects on teachers’ speech and on mandatory Supervised Internship, in order to prepare future Basic Education Teachers. In regard to the methodological path, the principle of Content Analysis was used. To that end, seven Languages Graduation Courses in public Universities were analyzed, using the following methods: institutional documents of the courses (Pedagogical Projects and Internship Manuals) and semi structured interviews carried out with teachers from the coparticipants Institutions, observing how a Multiliteracy Pedagogy echoes in the initial higher education in Languages, analyzing if the relative concepts of this pedagogy behold the proposed multiplicity – cultural and multimodal – and identifying how it’s representation and it’s approach interfere in the supervisions and perceptions about the theme on the Supervised Internship. In reference to the theoretical foundations, the research is build on Bakthin’s dialogic-interaction concept (2009) and it’s Circle, and the Pedagogy of Multiliteracy (GNL, 1996). In this perspective, this study observes that the development of a Pedagogy of Multiliteracy depends on fundamental factors in the initial formation: comprehension of the concept and of the proposal of Multiliteracy Pedagogy from the University teachers and students; critical reading of the official documents that guide Basic Education; and individual formation of teachers who constitute the graduation courses. In this way, it is understood that this path can lead teachers to appropriate a Pedagogy of Multiliteracy and to follow this experience in the practice of the Supervised Internship, consolidating, therefore, the effective relation of theory and practice. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia dos multiletramentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial em letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiletramentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino - Estágio supervisionado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento - Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of multiliteracy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Graduation in languages | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Practice teaching - Supervised fraining | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Applied Linguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracy - Teacher training | - |
| Título: dc.title | A pedagogia dos multiletramentos nas veredas da formação inicial em letras | - |
| Título: dc.title | A pedagogy of multiliteracy on the path of initial higher education in language studies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: