Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Luís Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, José Luiz Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Faquin, Bruno Secco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979806 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo analisou o efeito da atenção sobre a formação da preferência lateral, o desempenho e o aprendizado em tarefas manuais No experimento I, participaram 83 indivíduos destros com idade entre 13 e 15 divididos em quatro grupos: prática na tarefa de sequência de toque de dedos (GS); prática na tarefa sequência de toque de dedos e tempo de reação, com atenção direcionada para a tarefa de sequência de toque de dedos (GTD); prática na tarefa toque de dedos e tempo de reação, com atenção direcionada para a tarefa de tempo de reação (GTR); e, prática na tarefa sequência de toque de dedos e tempo de reação, juntamente com a tarefa de rastreamento (GRA) A tarefa de toque de dedos foi praticada com a mão esquerda e as demais tarefas com a mão direita, totalizando 18 tentativas distribuídas em 3 sessões em dias diferentes A preferência manual específica, percepções de segurança, de conforto e de desempenho para a tarefa de toque de dedos e os desempenhos nas tarefas foram analisados no pré-teste, pós-teste, retenção I e II O experimento II contou com delineamento semelhante, em que participaram 53 indivíduos destros com idade entre 13 e 15 anos divididos em três grupos: prática simples (G1), prática dupla com atenção direcionada para a mão esquerda (G2E) e prática dupla com a atenção direcionada para a mão direita (G2D) A tarefa utilizada foi de rastrear um círculo, que se movia aleatoriamente, utilizando o cursor do mouse Esta tarefa foi realizada com as duas mãos simultaneamente nos grupos de prática dupla Os resultados dos dois experimentos apontaram a melhora no desempenho e no aprendizado tanto em situação de prática simples quanto de prática dupla Assim, em determinados contextos a aprendizagem pode ocorrer de maneira independente, ou seja, a atividade de uma mão não afetaria a aprendizagem da outra, desde que as demandas atencionais das duas tarefas não excedam os recursos atencionais necessários A prática com a mão não-preferida resultou na melhora no desempenho e no aprendizado da mão preferida Esse fenômeno de transferência interlateral de aprendizagem foi atribuído ao compartilhamento das redes neurais e aos fatores cognitivos inerentes à tarefa Todos os grupos analisados mudaram sua preferência lateral específica para realizar as tarefas praticadas, independentemente de realizarem a condição de prática dupla ou simples Esses resultados foram explicados pelas alterações nas percepções de segurança, de conforto e de desempenho em função da quantidade de prática e de atenção voltada para as tarefas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present study analyzed the effect of attention over laterality formation, performance and learning in manual tasks In the experiment I, 83 right-handed individuals between 13 and 15 years old were divided into four groups: practice with the finger sequence task (GS); practice of the finger sequence task and reaction time, with attention toward to finger sequence task (GTD); practice of the finger sequence task and reaction time, of attention toward to reaction time (GTR); and, practice of finger sequence task, reaction time, and tracking task Finger sequence task was practiced with the left hand and the other tasks with the right hand, totalizing 18 trials distributed into 3 sessions in different days The specific manual preference and the perceptions of confidence, comfort, and performance, for the finger sequence task, and the performances of the tasks, were analyzed in a pretest, posttest, and retention I and II Experiment II had the same design of study, in which 53 right-handed participants between 13-15 years old were divided into 3 groups : single practice (G1), double practice with attention toward to the left hand (G2E), and double practice with attention toward to the right hand (G2D) The tracking of a circle, that moved randomly, with a mouse, was performed as the experiment task This task was performed with both hands simultaneously for the groups of double practice The results of the two experiments showed better performance and learning for both single and dual task situations Therefore, in some contexts learning can occur in an independent manner, that is, the action of one hand would not influence the learning of the other hand, inasmuch as the atencional demands for the two tasks do not exceed the atencional resources needed Practice with the non-preferred hand lead to a better performance and learning of the prefered hand This phenomenon of interlateral transfer of learning was explained by the neural networks sharing and by the cognitive factors inherent to the task All analyzed groups changed their specific lateral preference to perform the practiced tasks, independently of performing the condition of single or double task These results were explained by the modifications in the perceptions of confidence, comfort, and performance, in function of the amount of practice and of the attention toward to the tasks | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo e reação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lateralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | And reaction time | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laterality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | Efeito da atenção sobre a preferência lateral e o aprendizado em tarefas motoras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: