Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boni, Paulo César [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alegro, Regina Célia | - |
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Raize, Juliana Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979800 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Reconhecer a importância e a força de comunicação de uma imagem vai além de vê-la figurar entre ganhadores de premiações como o Prêmio Pulitzer, por exemplo Compreender a construção de uma fotografia, suas reverberações e o significado de seu destaque são objetivos que norteiam esta pesquisa, que tem como recorte as edições do Prêmio Pulitzer de 1942 a 218, especificamente suas categorias fotográficas Pelo procedimento metodológico de análise das imagens vencedoras do prêmio – e com o suporte de teorias da comunicação visual – propõe-se o apontamento de aspectos sociais, políticos e ideológicos que desenham a história da premiação e da sociedade na qual está inserida Neste sentido, além de analisar fotografias com motivos semelhantes que se repetem e estereótipos que são criados, a pesquisa também privilegia o estudo de grupos que conquistaram espaço e direitos no – e com o – prêmio, como as mulheres e os negros A pesquisa lança luz sobre pontos como desigualdade e violência, aspectos que já figuram na imaginação coletiva, mas que, com o texto, ganham contornos mais nítidos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Recognizing the importance and strength of communication of an image goes beyond seeing it appear among award winners such as the Pulitzer Prize, for example Understanding the construction of a photograph, its reverberations and the meaning of its highlight are objectives that guide this research, which has as a cut the editions of the Pulitzer Prize of 1942 to 218, specifically their photographic categories Through the methodological procedure of analyzing the award winning images - and with the support of theories of visual communication - the social, political and ideological aspects that draw the history of the awards and the society in which it is inserted are proposed In this sense, in addition to analyzing photographs with similar repeating motifs and stereotypes that are created, the research also favors the study of groups that have gained space and rights in - and with - the prize, such as women and blacks The research sheds light on points such as inequality and violence, aspects that already figure in the collective imagination, but which, with the text, gain clearer contours | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photojournalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
Título: dc.title | A insustentável leveza da percepção : um olhar sobre o Prêmio Pulitzer | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: