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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Guidotti, Arelis Felipe Ortigoza | - |
Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Mantoani, Vanessa Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979799 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tendo em vista a língua e sua relação com a sociedade, esta pesquisa possui como aporte teórico a Sociolinguística Educacional, proposta por Bortoni-Ricardo (25) que visa contribuir com estudos relacionados à língua e ao ensino Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar se, na aula de Língua Espanhola, professores atuantes na Rede Estadual de Ensino de Londrina e de Apucarana e professores em formação (acadêmicos dos quartos anos de Letras Espanhol de duas IES do norte do Paraná) abordam o conteúdo variação linguística e por quais motivos Para tanto, apresentamos alguns dados específicos da variação geográfica da Língua Espanhola, observamos e descrevemos as crenças e atitudes referentes a variedade a ser abordada em sala de aula, valendo-nos das considerações de estudiosos da área como Lambert e Lambert (1975), Camacho (1988; 21), López Morales (1993), Moreno Fernández (2), Barcelos (24; 27), Villalba (213) e Cyranka (214a; 214b) para fundamentarmos nosso trabalho Analisamos as ementas das disciplinas das universidades a fim de descrever a presença do conteúdo “variação linguística” na formação dos professores de Língua Espanhola, além de formular e aplicar dois questionários aos participantes da pesquisa (discentes das graduações da UEL e Unespar, campus de Apucarana, e docentes em exercício da profissão) Algumas crenças e atitudes linguísticas a respeito da abordagem da variação da Língua Espanhola foram identificadas nas respostas obtidas aos questionários aplicados, evidenciando, assim, a necessidade de uma maior reflexão e conscientização dos futuros professores e dos professores atuantes a fim de que haja uma Pedagogia da Variação Linguística (FARACO, 28), respeitando as variedades, de forma que o aprendiz do idioma entenda que não há um modo mais correto de falar | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Given the relationship between the language and society, this research has theoretical contribution from the Educational Sociolinguistic proposed by Bortoni-Ricardo (25), which aims to contribute to studies related to language and teaching Therefore, the present work aims to verify whether (in Spanish language class) lecturers working on State Network of Education of Londrina and Apucarana as well as undergraduate lecturers (fourth year students of Spanish language course in two Superior Educational Institutes in north of Paraná) approach the linguistic variation and for what reasons Consequently, we present some specific data on the geographical variation of Spanish Language We also observe and describe the beliefs and attitudes referring to the variety to be approached in the classroom, to base our work according to scholars in the field such as Lambert and Lambert (1975), Camacho (1988; 21), López Morales (1993), Moreno Fernández (2), Barcelos (24; 27), Villalba (213) and Cyranka (214a; 214b) We therefore analysed the subjects menu of the universities in order to describe the presence of the “linguistic variation” in the formation of lecturers of Spanish Language Moreover we formulate and applied two questionnaires to the subjects taking part in the research (undergraduation students of State University of Londrina and Unespar, campus of Apucarana, and active current lecturers) Some beliefs and linguistic attitudes in respect of the approach of Spanish Language variation were identified in the answers obtained with the applied questionnaires, evidencing the necessity of a better reflexion and awareness of future lecturers and current lecturers in order to have a Pedagogy of Linguistic Variation (FARACO, 28), respecting the varieties, in order that the learner of the language understands that there is no mode more correct to speak | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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