Linguagem, memória e pensamento : uma viagem alucinante ao void de Gaspar Noé

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDemétrio, Silvio Ricardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorKlein, Alberto Carlos Augusto-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Maurício Arruda-
Autor(es): dc.creatorSilva, Laurine Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:04:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:04:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979798-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apreende uma discussão ampla e complexa a respeito do cinema como linguagem, memória e pensamento Embasado nas teorias de Bergson e Deleuze, compreende-se que o cinema tem diversas facetas Através da semiótica é possível compreender a importância de imagens, sons, sombras e do silêncio para as infinitas interpretações possíveis pelo espectador, mas, para além disso, em contato com a filosofia dos dois franceses, cabe entender o cinema, através de sua linguagem, através de seus sinais É possível ver o cinema como representação da memória, é possível ver o cinema como o próprio pensamento representado em imagens Dessa forma, durante os três capítulos é possível entender essa miscelânea de analises possíveis sobre o cinema: seja como linguagem, como memória ou como pensamento Todas ligadas, entretanto, na elaboração da sétima arte-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work aims a wide and complex discussion about cinema as language, memory and thought Based on Bergson’s and Deleuze’s theories, it is understood that cinema has several facets Through semiotics it is possible to understand the importance of images, sounds, shadows and silence for the many possible interpretations by the spectator, but, in addition, in touch with the two french philosophy works, it is possible to understand cinema beyond its language, through its signs Its possible to see the cinema as a representation of memory, it is possible to see cinema as the thought itself represented in images Thus, during the three chapters, it is possible to understand this miscellany of possible analyzes about cinema: whether as language, memory or thought All linked, however, in the elaboration of the seventh art-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationComunicação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectMemória no cinema-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica e cinema-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures and language-
Palavras-chave: dc.subjectMemory in motion pictures-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics and motion pictures-
Título: dc.titleLinguagem, memória e pensamento : uma viagem alucinante ao void de Gaspar Noé-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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