Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Estanislau, Célio Roberto [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Venâncio, Emerson José | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Heloísa Maria Cotta Pires de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979790 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nado forçado e labirinto em cruz elevado são modelos animais de depressão e ansiedade, respectivamente, amplamente utilizados Sabe-se que existem conexões entre o estresse crônico e o desenvolvimento da depressão Como as diferenças de gênero são aspectos importantes relacionados à ansiedade e depressão, o presente estudo objetivou avaliar possíveis diferenças de gênero ao longo de repetidas sessões de nado forçado e durante um teste no labirinto em cruz elevado Ratos Wistar machos (n=36) e fêmeas (n=36) foram submetidos, por 14 dias, a um dos seguintes tratamentos: sessões de nado forçado, sessões de manuseio e permanência no biotério No 15º dia, todos os animais foram testados no labirinto em cruz elevado por 1 minutos O nado forçado crônico induziu comportamentos depressivos similarmente em machos e fêmeas, resultando em experiência de estresse para ambos os gêneros Contrariamente ao que os ratos controle mostraram, machos submetidos ao nado forçado crônico foram menos ansiosos do que fêmeas Além disso, o nado crônico produziu um efeito ansiogênico enquanto o manuseio produziu um efeito ansiolítico, independente do gênero Esses resultados sugerem uma associação entre depressão e ansiedade e mostram que diferenças de gênero devem ser consideradas na avaliação e tratamento dessas doenças | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Forced swimming and the elevated plus-maze are widely used animal models of depression and anxiety, respectively There are connections between chronic stress and depression development As gender differences constitute important features of anxiety and depression disorders, present work was aimed at evaluating possible gender differences along repeated forced swimming sessions and during an elevated plus-maze test Male (n=36) and female (n=36) Wistar rats were submitted for 14 days to one of the following treatments: forced swimming sessions, handling control sessions or remained undisturbed In the 15th day, animals were tested in the elevated plus-maze for ten minutes Chronic forced swimming induced similar depressive-like behaviors in male and female rats resulting in stress experience for both genders Contrary to what control rats showed, males submitted to forced swimming were less anxious than females Moreover, chronic forced swim produced an anxiogenic effect whereas handling produced an anxiolytic effect irrespective of gender Results suggest an association between depression and anxiety and show that gender differences should be considered in assessment and treatment of these disorders | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depressão mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças mentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Effect of stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression mental | - |
Título: dc.title | Comportamento de ratos machos e fêmeas submetidos a sessões de nado forçado crônico e a um posterior teste no labirinto em cruz elevado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: