Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortigão, Maria Isabel Ramalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Prestes, Diego Barboza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979761 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase A prova em fases mostrou-se um “bom” instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a survey of a fifth grade class of Elementary School, in a public school of Paraná, in which we used the Stage Test as an assessment tool The assessment of school learning taken as investigation practice, enabled the researcher to analyze the written productions of the students at different times, to carry out their activities The resolutions of the tasks proposed in the first stage of the test were the starting point for interventions As proposed in the teaching approach of Realistic Mathematics Education, students played the role of protagonists of their learning, and, the researcher in turn, a kind of guide, intervening in the proceedings by asking questions and/or considerations of production of each student in their evidence during each phase The Stage Test proved to be a “good” assessment tool able to establish a dialogue between teacher and students, with the potential to enable a reflection of both, students and teachers, besides providing more opportunities for learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students - Tests and measurements in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Título: dc.title | Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: