Ações docentes e discentes em atividades de modelagem matemática no ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPassos, Marinez Meneghello-
Autor(es): dc.contributorArruda, Sergio de Mello-
Autor(es): dc.contributorHermann, Wellington-
Autor(es): dc.contributorDias, Mariana Passos-
Autor(es): dc.creatorJuvanelli, Caio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:04:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:04:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979752-
Descrição: dc.descriptionEsta é uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de descrever ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática, realizadas durante aulas remotas de um curso de Licenciatura em Matemática. A questão norteadora da investigação foi: quais categorias podem descrever as ações docentes e discentes no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática durante aulas remotas em curso de Licenciatura em Matemática? Os dados foram coletados no decorrer do ano letivo de 2021 durante aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática, de um curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade estadual do Paraná. As aulas foram gravadas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo. Do nosso movimento analítico foi possível elencar categorias gerais de ação docente: Perguntar(Doc) e Explicar(Doc), que são complementadas por um conjunto de subcategorias (PDOC1, PDOC2, PDOC3, PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 e EDOC5). E para a ação discente as seguintes categorias: Perguntar(Dis) e Explicar(Dis), que são complementadas por um conjunto de subcategorias (PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 e EDIS3). Os dados revelam que a professora esteve nos diferentes momentos da aula, perguntando, questionando e indagando os alunos no decorrer do desenvolvimento da atividade, além de ter proferido explicações sobre os temas desenvolvidos, elucidado termos, conceitos e os direcionado para a resolução e validação dos resultados. Os discentes realizaram perguntas, questionamentos e indagações, além de descreverem seus raciocínios, articulando ideias e argumentarem com outros colegas e a professora no desenvolvimento da atividade.-
Descrição: dc.descriptionThis is qualitative research that aimed to describe teaching and student actions in Mathematical Modeling activities carried out during remote classes of a Mathematics Degree course. The guiding question of the investigation was: which categories can describe the actions of teachers and students in the development of Mathematical Modeling activities during remote classes in a Mathematics Degree course? Data were collected during the 2021 school year during classes in a Mathematical Modeling discipline from the Perspective of Mathematics Education, in a Mathematics Degree course at a state university in Paraná. The classes were recorded and analyzed according to Content Analysis. From our analytical movement it was possible to list general categories of teaching action: Ask(Doc) and Explain(Doc), which are complemented by a set of subcategories (PDOC1, PDOC2, PDOC3, PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 and EDOC5). And for the student action the following categories: Ask(Dis) and Explain(Dis), which are complemented by a set of subcategories (PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 and EDIS3). The data reveal that the teacher was in the different moments of the class, asking, questioning, and inquiring the students during the development of the activity, in addition to having given explanations about the themes developed, elucidating terms, concepts and directing them to the resolution and validation of the results. The students asked questions and inquiries in addition to describing their reasoning, articulating ideas and arguing with other colleagues and the teacher in the development of the activity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAção docente-
Palavras-chave: dc.subjectAção discente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching action-
Palavras-chave: dc.subjectStudent action-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency remote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDegree in mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCollege teachers-
Título: dc.titleAções docentes e discentes em atividades de modelagem matemática no ensino superior-
Título: dc.titleTeaching and student actions in mathematical modeling activities in higher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.