Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Maria Carolina de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ronaldo Alexandre de | - |
Autor(es): dc.contributor | Valerio, Amanda Crispim Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Camilo, Gabriel Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979727 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral dessa Dissertação é o estudo dos saberes na obra de Carolina Maria de Jesus e as articulações com a educação Assim como surgem, nessa investigação, os aspectos da organização ficcional e autobiográfica na narrativa da escritora, a análise se volta às imagens e metáforas recorrentes nas obras, ao lado das reflexões sobre educação e currículo a partir da produção da autora A perspectiva teórica, estudada desde a graduação, contempla os seguintes recortes: escritas de si (GOMES, 24), literatura menor (DELEUZE; GUATTARI, 214), cartografias (DELEUZE; GUATTARI, 1995), performance (KLINGER, 28), escrevivência (EVARISTO, 25; 22), narrativa autobiográfica e ficcional (LEJEUNE, 1975) e arte contemporânea Nessa continuidade de pesquisa, no mestrado, novas perspectivas são inseridas: conceitos de monstruosidade (NAZARIO, 23), repetição (RIBEIRO, 217), artivismo (RAPOSO, 215), educação e currículo Tem-se em Souza (214, p 472) a definição dos níveis metodológicos adequados a esse trabalho, tal a “constituição, descrição e análise” especializadas da obra literária, a reflexão desse conhecimento e do científico em geral Apresenta-se também Durão (215) como os critérios de possibilidades nesse viés, exemplificando a relação entre os estudos sobre literatura e o caráter científico, bem como as pesquisas acadêmicas e suas intencionalidades, a interpretação como notório modo de se trabalhar, ligada de forma indispensável ao próprio ato de se pesquisar qualitativamente Há diálogo com a fortuna crítica da autora Como corpus da pesquisa tem-se: Quarto de Despejo (214), Casa de Alvenaria (1961), Pedaços da fome (1963), Provérbios (1963), Diário de Bitita (27) e Onde estaes felicidade? (214) Os temas políticos abordados, o lugar do discurso na margem, o desvio de uma escrita das gramáticas normativas, entre outros, foram lidos de forma distinta aos espaços ocupados pelas obras canônicas Em suma, evidencia-se o caráter transgressor, contribuindo e destacando o impacto social Os textos da autora constituem um (novo) cânone, diversidade e escrita Esse sujeito que vive, conta e é contado (re)apresenta e emerge centrado na sua própria história, percebendo-a para além do eurocentrismo ocidental Os vastos e diversificados personagens evidenciaram-se capazes de ir além de suas intimidades/individualidades e se tornarem porta-vozes de uma comunidade O recurso adequado para selecionar e dar continuidade à pesquisa desse material elencado torna-se relevante em conjunto e postumamente para esta Dissertação , pois os privilégios e espaços discutidos delimitam um papel notável na cultura do país | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The general objective of this dissertation is the study of the work by Carolina Maria de Jesus and its articulations with education As the aspects of fictional and autobiographical organization in the writer's narrative emerge in this investigation, the analysis turns to images and metaphors recurrent in the works, alongside reflections on education and curriculum based on the author's production The theoretical perspective, studied since graduation, contemplates the following clippings: self writing (GOMES, 24), minor literature (DELEUZE; GUATTARI, 214), cartographies (DELEUZE; GUATTARI, 1995), performance (KLINGER, 28), escrevivência (EVARISTO, 25; 22), narrative autobiographical and fictional (LEJEUNE, 1975) and contemporary art In this continuity of research, in the master's, new perspectives are inserted: concepts of monstrosity (NAZARIO, 23), repetition (RIBEIRO, 217), artivism (RAPOSO, 215), education and curriculum In Souza (214, p 472), emerges the definition of the appropriate methodological levels for this work, such as the specialized “constitution, description and analysis” of the literary work, the reflection of this knowledge and scientific knowledge in general We also present Durão (215) as the criteria of possibilities in this bias, exemplifying the relationship between studies on literature and scientific character, as well as academic research and its intentions, interpretation as a notorious way of working , indispensably linked to the very act of researching qualitatively There is a dialogue with the author's critical fortune As corpus of the research: Quarto de Despejo (214), Casa de Alvenaria (1961), Pedaços da fome (1963), Provérbios (1963), Diário de Bitita (27) e Onde estaes felicidade? (214) The political themes discussed, the place of discourse in the margin, the deviation of a writing from normative grammars, among others, were read differently from the spaces occupied by canonical works In short, the transgressive character is evident, contributing and highlighting the social impact The author's texts constitute a (new) canon, diversity and writing This subject who lives, tells and is told (re)presents and emerges centered on his own history, perceiving it beyond Western Eurocentrism The vast and diverse characters proved to be able to go beyond their intimacies/individualities and become spokespersons for a community The appropriate resource to select and continue the research of this material listed becomes relevant together and posthumously for this dissertation, as the privileges and spaces discussed delimit a notable role in the country's culture | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritoras negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women authors, Black | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Título: dc.title | Cartografias identitárias, educacionais e de subjetivação nas manifestações artísticas contemporâneas : a narrativa em Carolina Maria de Jesus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: