Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Cristina Cirino de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Marcele Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Prestes, Diego Barboza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979707 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever, discutir e analisar tarefas de matemática das unidades específicas que abordam a temática Probabilidade e Estatística da coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental mais distribuída pelo governo federal no PNLD 217, à luz da Educação Matemática Realística, abordagem ao ensino de matemática de origem holandesa, que tem a atividade do aluno em matematizar situações realísticas diretamente associada ao processo de aprendizagem matemática Para isso, as tarefas das unidades escolhidas foram agrupadas em descritores de acordo com o que era solicitado que o aluno fizesse em cada uma delas e, a partir disso, realizadas considerações a respeito das tarefas dos agrupamentos que apresentaram as maiores frequências O foco das considerações foi apresentar possibilidades de intervenções baseadas em questionamentos que os professores podem fazer ao trabalhar com as tarefas, visando a um trabalho que esteja de acordo com os princípios da Educação Matemática Realística As análises revelaram que a maioria das tarefas estudadas pode ser classificada como sendo de reprodução, de acordo com De Lange (1999), e de baixo nível de demanda cognitiva, de acordo com Smith e Stein (1998), isto é, a maioria das tarefas envolve apenas ações relacionadas com a memorização e a reprodução de “conhecimentos” praticados com frequência (rotineiramente) No entanto, esta pesquisa deixou evidente que não é necessário ter em mãos tarefas que apresentem boas características na perspectiva da Educação Matemática Realística para realizar um trabalho que favoreça os processos de ensino e de aprendizagem, é possível realizar um bom trabalho utilizando tarefas usuais de livros didáticos, acompanhadas de intervenções do professor | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to describe, discuss and analyze mathematics tasks of specific units that address the Probability and Statistics theme found in the collection of Mathematics textbooks of the Elementary School final years, more distributed by the federal government National Textbook Plan (PNLD 217), in the Education Realistic Mathematics perspective This Dutch approach to teaching mathematics has the student activity in mathematizing realistic situations directly associated with the mathematical learning process To achieve this goal, we clustered the tasks into descriptors according to what the student was asked to perform in each one Then, we made considerations regarding the clusters tasks with the highest frequency, as it was not feasible to discuss each task individually Our focus was to present possibilities of question-based interventions that teachers can carry out when working with tasks Interventions that are consistent with the Realistic Mathematical Education principles The analyzes revealed that most of the tasks studied are classified as reproduction, according to De Lange (1999), and low-level cognitive demand, according to Smith and Stein (1998) That is, most tasks involve only actions related to the memorization and reproduction of frequently practiced knowledge However, the research made it evident that teachers can make teaching and learning processes favorable even with tasks without good characteristics from the Realistic Mathematical Education perspective It is possible to do a good job using usual textbook tasks But in this case, teachers' attitudes and interventions are sorely needed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhos escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Um olhar realístico para tarefas de probabilidade e estatística de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: