A imagem na (res)significação de sentidos: leituras do não-verbal sobre identidade brasileira em livros paradidáticos do PNLD Literário 2020

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantana, Andréia da Cunha Malheiros-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Cláudia Cristina-
Autor(es): dc.contributorOsinski, Dulce Regina Baggio-
Autor(es): dc.creatorRak, Leonardo Igor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:04:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:04:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979685-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação de Mestrado se insere em um espaço-tempo que evoca a premissa da relevância do ensino de leitura de imagens na Educação Básica para o desenvolvimento da formação de leitores mais conscientes, críticos e transformadores. Partindo deste contexto, tem por objetivo geral investigar o papel da imagem no PNLD Literário 2020, em diálogo com os problemas centrais que norteiam a construção da pesquisa: o papel dos conteúdos imagéticos presentes nos materiais paradidáticos literários para a construção de leituras significativas, e como as imagens, nesses materiais, contribuem para o desenvolvimento dessas leituras. Tem por objetivos específicos: compreender as características da imagem, para, então, investigar e refletir a respeito do ensino a partir de imagens e sua relação com a construção de leituras, bem como contextualizá-lo perante os materiais paradidáticos literários e, por fim, analisar as imagens de uma seleção de uma obra por gênero literário do PNLD Literário 2020. Para tanto, apoiamo-nos, em especial, nas discussões teóricas propostas por Barbosa (1998 / 2005), Chaves e Lencastre (2003), Dondis (2003), Wolff (2005), Joly (2007), Schlichta (2009), Laguna (2012), Rouxel (2012), Araujo e Oliveira (2013), Silvino (2014), Xavier (2015), Campello e Silva (2018) e Tolentino (2020). O percurso metodológico das investigações se construiu a partir de pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo e da análise de conteúdo das imagens das obras literárias selecionadas. Os resultados alcançados revelam as características das imagens e sua relação com materiais paradidáticos, e comprovam a sua relevância à formação dos sujeitos leitores.-
Descrição: dc.descriptionThis Master's dissertation is inserted in a space-time that evokes the premise of the relevance of teaching image reading in Basic Education for the development of the formation of more conscious, critical and transformative readers. Starting from this context, its general objective is to investigate the role of image in the PNLD Literário 2020, in dialogue with the central problems that guide the construction of the research: the role of image content present in literary paradidactic materials for the construction of meaningful readings, and how the images in these materials contribute to the development of these readings. Its specific objectives are: to understand the characteristics of the image, to then investigate and reflect on teaching using images and its relationship with the construction of readings, as well as contextualizing it in relation to literary paradidactic materials and, finally, analyze the images from a selection of a work by literary genre from PNLD Literário 2020. To do so, we rely, in particular, on the theoretical discussions proposed by Barbosa (1998 / 2005), Chaves and Lencastre (2003), Dondis (2003), Wolff (2005), Joly (2007), Schlichta (2009), Laguna (2012), Rouxel (2012), Araujo e Oliveira (2013), Silvino (2014), Xavier (2015), Campello e Silva (2018) and Tolentino (2020). The methodological path of the investigations was constructed based on qualitative bibliographical research and content analysis of images from selected literary works. The results achieved reveal the characteristics of the images and their relationship with educational materials, and prove their relevance to the training of reading subjects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de Imagem-
Palavras-chave: dc.subjectLivros Paradidáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD Literário-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Visual-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectImage Reading-
Palavras-chave: dc.subjectParadidactic Books-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD Literário-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Identity-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Language-
Título: dc.titleA imagem na (res)significação de sentidos: leituras do não-verbal sobre identidade brasileira em livros paradidáticos do PNLD Literário 2020-
Título: dc.titleThe image in the (re)signification of senses: non-verbal readings about brazilian identity in literary PNLD paradidactic books 2020-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.