Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Manoel Dourado | - |
Autor(es): dc.contributor | Hoffmann, Maria Luisa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Giselle Tomé da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979681 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar como os episódios da ocupação da Assembleia Legislativa, em Curitiba, no Paraná, e o ataque violento sofrido por professores, servidores e estudantes, no dia 29 de abril de 215, foram retratados nas capas dos dois principais jornais londrinenses: Folha de Londrina e Jornal de Londrina A capa do jornal é a exposição hierárquica de informação do veículo de comunicação Este espaço serve de enunciação discursiva sobre o posicionamento editorial que o periódico defende Para auxiliar na reflexão sobre como os principais fatos relacionados à greve foram mostrados, a autora recorre a Barthes (1984) que apresenta em seus estudos a dualidade entre técnica e emoção no processo da produção da imagem Esta vertente de raciocínio aliada aos estudos de outros autores sobre critérios de noticiabilidade no jornalismo e no fotojornalismo, como Lima (1988), Pereira Junior (26) e Sousa (1999), Giacomelli (28), Tavares;Vaz (25), permitem inferir sobre os valores que pautaram os periódicos durante a cobertura da greve Através dos estudos das capas selecionadas fica evidente, por meio dos métodos de pesquisa utilizados (pesquisa bibliográfica, desconstrução analítica, análise de conteúdo e estudo de caso) o papel do editor na seleção, organização e veiculação da informação visual e textual | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to show how the episodes of the occupation of the Legislative Assembly, in Curitiba, Paraná, and the violent attack suffered by teachers, servants and students, by the police, on April 29, 215, were portrayed in the Covers of the two main Londrina newspapers Folha de Londrina and Jornal de Londrina The cover of the newspaper is the hierarchical display of information of the communication vehicle This space serves as a discursive enunciation of the editorial position that the newspaper defends To assist in the reflection on how the main facts related to the strike were shown, the author refers to Barthes (1984) who presents in his studies the duality between technique and emotion in the process of image production This line of reasoning coupled with the studies of other authors on newsworthiness criteria in journalism and photojournalism such as Lima (1988), Pereira Junior (26) and Sousa (1999), Giacomelli (28), Tavares and Vaz (25) On the values that guided the periodicals during the coverage of the strike Through the studies of the covers selected, the role of the editor in the selection, organization and delivery of visual and textual information is evident through the research methods used (bibliographic research, content analysis and case study) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greves e lockouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greves e lockouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photojournalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strikes and lockouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strikes and lockouts - Civil service | - |
Título: dc.title | Tensão e narrativas no fotojornalismo em Londrina : a greve da educação no Paraná (2015) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: