Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGarnica, Antônio Vicente Marafioti-
Autor(es): dc.contributorParanzini, Doralice Aparecida-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorSantos, Edilaine Regina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:04:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:04:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979670-
Descrição: dc.descriptionResumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this investigation was to analyze the written production of High School students on non routine discursive Math questions, and to try to understand how they deal with this kind of questions in assessment context In this analysis, we focused on the student’s interpretation of the questions’ directions, the strategies and procedures they use to solve them, and on the relationships they establish between the problem and other contexts or information This predominantly qualitative and interpretative research, carried out within the concept of evaluation as an investigation practice, used the guidelines present in the content analysis Taking into consideration the similarities found in the students’ resolutions, they were grouped according to the strategies adopted Among other things, it was possible to verify their interpretations of the questions’ directions, and that some interpretations and resolutions were different from those considered correct In some cases, the strategies and procedures used to solve each of the questions were also identified Results also showed that some students related the context in which the question was presented to other contexts or information-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProsa escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectschool prose - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic achievement - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Título: dc.titleEstudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.