Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Garnica, Antônio Vicente Marafioti | - |
Autor(es): dc.contributor | Paranzini, Doralice Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Edilaine Regina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:04:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:04:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979670 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this investigation was to analyze the written production of High School students on non routine discursive Math questions, and to try to understand how they deal with this kind of questions in assessment context In this analysis, we focused on the student’s interpretation of the questions’ directions, the strategies and procedures they use to solve them, and on the relationships they establish between the problem and other contexts or information This predominantly qualitative and interpretative research, carried out within the concept of evaluation as an investigation practice, used the guidelines present in the content analysis Taking into consideration the similarities found in the students’ resolutions, they were grouped according to the strategies adopted Among other things, it was possible to verify their interpretations of the questions’ directions, and that some interpretations and resolutions were different from those considered correct In some cases, the strategies and procedures used to solve each of the questions were also identified Results also showed that some students related the context in which the question was presented to other contexts or information | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosa escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | school prose - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: