Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonnici, Thomas | - |
Autor(es): dc.contributor | Wielewicki, Vera Helena Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Frederico Augusto Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marta Dantas da | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Ana Claudia Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11422 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979655 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente trabalho analisamos o romance Lueji, de Pepetela, a partir dos estudos sobre a cultura banto, destacando a religiosidade africana e o culto aos ancestrais Buscamos entender como a ancestralidade está presente no mundo imaginário e no tecido textual do romance Para tanto, dividimos o trabalho em dois momentos, o primeiro voltado para a análise da constituição do mundo imaginário, as ideias e o enredo Essa leitura foi desenvolvida nos dois primeiros capítulos, privilegiando a trajetória das personagens femininas, Lueji e Lu, buscando entender a influência da cultura banto na ordenação da vida, tanto na sociedade tradicional, quanto na contemporaneidade Nesse sentido, recorremos aos estudos sobre memória coletiva, mito e identidade, a fim de compreender o processo de construção, preservação e atualização do mito no romance No terceiro capítulo, estudamos as vozes do narrador e as vozes masculinas presentes no texto e na estrutura textual, analisando como as ideias criaram a polifonia Baseados nessas análises procedemos à afirmação da ancestralidade como central no romance Lueji, tanto na estrutura quanto no mundo imaginário | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this current work we analyze Pepetela’s novel Lueji, starting from the studies about bantu culture, highlighting the African religiosity and the ancestrals cult We search to understand the presence of ancestrality in the imaginary world and in the textual material of the novel For that, we divided the work in two moments, the first moment turned to the analysis of the imaginary world constitution, the ideas and plot This reading was developed in the first two chapters, privileging the trajectory of the female characters, Lueji and Lu, searching understand the influence of bantu culture in the ordenation of life, in the traditional society and in the contemporaneity In this sense, we turn to the studies of the collective memory, myth and identity In the third chapter, we study the narrator's voices as well male's voices present in the text and in the textual structure, analyzing how the ideas were built in creatingthe polyphony Based on these analysis, we state that the concept of ancestrality is central in both, struture and imaginary world, of the Lueji novel | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção angolana (Português) | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura bantu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pepetela | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1941 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criticism and interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lueji (Fictional character) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angolan fiction (Portuguese) - History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bantu culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Título: dc.title | A ancestralidade no centro da narrativa, em Lueji de Pepetela | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: