Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Simões, Lucilla Maria Moreira Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gon, Márcia Cristina Caserta | - |
Autor(es): dc.contributor | Grossi, Renata [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Mariana de Toledo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979583 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Transtorno Afetivo Bipolar é definido pela ocorrência de episódios de mania, hipomania e depressão e leva a um comprometimento em várias áreas da vida do indivíduo A atuação de analistas do comportamento com clientes com esse e outros transtornos deve ser condizente com os pressupostos do Behaviorismo Radical Neste trabalho, serão apresentados três estudos, sendo o objetivo do primeiro realizar questionamentos acerca da prática clínica de analistas do comportamento quando se deparam com casos de transtornos psiquiátricos quanto a possibilidade do uso de classificações diagnósticas; a utilidade desse tipo de instrumento na prática clínica e os cuidados que se deve tomar ao se utilizar esse tipo de recurso O trabalho não propõe respostas, mas reflexões sobre o tema O segundo estudo apresenta e avalia um roteiro de entrevista semiestruturado desenvolvido pela pesquisadora, para realizar análise funcional na prática clínica Várias vantagens são apontadas para a utilização desse instrumento, como a flexibilidade, permitindo que as informações obtidas sejam reavaliadas e aprofundadas quando necessário Uma das principais dificuldades encontradas foi utilizar o mesmo instrumento para a categorização e para a realização da análise de dados O último estudo teve como objetivo investigar em dois participantes, contingências históricas e atuais relacionadas ao desenvolvimento e manutenção de classes de respostas identificadas de acordo com a classificação de transtorno bipolar Em ambos os casos, constatou-se padrões relacionados ao isolamento social, dificuldades em interações sociais, seguimento de autorregras irreais e esquiva experiencial, sendo que a maioria desses comportamentos tinha função de fuga/esquiva Espera-se que esse trabalho auxilie na compreensão do Transtorno Bipolar e proporcione o desenvolvimento de intervenções mais eficazes para esses casos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Bipolar Disorder is defined by the occurrence of mania, hypomania and depression episodes and leads to losses in many areas of the patients life Behavior analysts' practice with this and others disorders must be consistent with Radical Behaviorism assumptions Three studies will be presented in this work The aim of the first ask some questions to behavior analyst when faced with psychiatric disorders cases in their practice, such as: behavior analysts may use diagnostic classifications? What is the utility of this type of instrument in clinical practice? What precautions should be taken by these professional when using this type of instrument? The study does not claim to answer these questions but to elicit reflections In the second study, a semi-structured interview script developed by the researcher is presented and its use to accomplish a functional analysis is evaluated Several advantages are pointed for the use of this instrument, as its flexibility, which allows the information obtained is reassessed and depth when needed The main problems were the use of the instrument for categorizing and analyzing data and the fact that the researcher acted also as participants' therapist The last study purpose was to investigate historical and current contingencies related to the development and maintenance of two participants bipolar behaviors In both cases behaviors as social isolation, difficulties in social interactions, self-rule governed behaviors and experiential avoidance were found and most of them had escape/avoidance functions It is expected that this work helps in Bipolar Disorder understanding and provides the development of more effective interventions for these cases | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças mentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno bipolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrevistas em psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental illness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bipolar disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychiatry | - |
Título: dc.title | Análise do comportamento e psiquiatria : algumas reflexões sobre o transtorno bipolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: