Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Tania da Costa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Czernisz, Eliane Cleide da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Militão, Andréia Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | David, Luecy Verônica Mendes Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979571 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo vincula-se ao Grupo de Pesquisa, CNPQ: Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade e ao Programa de Estudos Complementares em Currículo, Gestão da Educação (PROEGE), ambos desenvolvidos na Universidade Estadual de Londrina Está atrelado à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL Esta pesquisa parte do pressuposto de que a desigualdade socioeconômica e, sobretudo, a histórica discriminação racial existente no Brasil consistem em alguns dos principais fatores responsáveis pela exclusão no que se refere a assegurar o ingresso e a permanência destes segmentos social e economicamente discriminados na Educação Superior Nesse sentido, questionamos nesta investigação quais são os desafios para que ações afirmativas, em particular as políticas de cotas, sejam implementadas e desenvolvidas e, ainda, como se caracterizam as ações gestoras responsáveis para que estas políticas sejam efetivadas? O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas públicas nacionais e institucionais para implementação e desenvolvimento das ações afirmativas na educação superior, bem como os encaminhamentos no âmbito da gestão que lhes correspondem e lhes efetivam (ou não) Utilizamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas Como resultado da investigação pode-se constatar que a política de cotas foi demandada, principalmente, pelo movimento negro londrinense, e que esta política, quando implementada pela UEL, abrange tanto questões raciais como também sociais Concluímos reconhecendo o pioneirismo da UEL ao implementar a política de cotas e percebendo que o sistema de cotas democratizou o acesso à educação superior, por meio da reserva de vagas dos cursos de graduação; ainda que essa política seja tipificada como compensatória, o programa implementado pela UEL ao longo de sua execução tem proporcionado o acesso de estudantes negros e estudantes da educação básica pública à universidade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The study is linked to the Research Group, CNPQ: Public Policies, Curriculum, Management and Society and to the Program of Complementary Studies in Curriculum, Management of Education (PROEGE), both developed at the State University of Londrina It is linked to line 1: Philosophical, Historical, Political and Cultural Perspectives of Education, the nucleus of Educational Policies, of the Post-Graduation Program in Education of UEL This research is based on the assumption that socioeconomic inequality and, above all, the historical racial discrimination existing in Brazil consist of some of the main factors responsible for social, economic and cultural exclusion, in terms of ensuring the entry and permanence of social segments discriminated in Higher Education In this sense, we question, in this investigation, what are the challenges for affirmative actions, in particular, quota policies, to be implemented and developed, and also, how are the responsible management actions to make these policies effective? The general objective of the research is to analyze national and institutional public policies for the implementation and development of affirmative action in higher education, as well as the management referrals that correspond to them and make them effective (or not) We used as a method of research the dialectical historical materialism and the methodological procedures the bibliographic research, documentary analysis, and semi-structured interviews As a result of the investigation, it can be seen that the quota policy was mainly demanded by the Londrinense black movement and that the policy implemented by UEL covers both racial and social issues We conclude by acknowledging the pioneering role of UEL in implementing the quota policy and realizing that the quota system democratized access to higher education by reserving vacancies in undergraduate courses, even though this policy is typified as compensatory, the implemented program by UEL throughout its implementation has provided access for black students and students from public basic education to university | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative action programs in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and State | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Gestão da política de cotas na educação superior : um estudo da implementação, conquistas e desafios na Universidade Estadual de Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: