Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Vitor Alevato do | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Ângela Lamas | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Leonardo Capeletti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9806 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979529 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho propõe-se a investigar as diferentes perspectivas imagéticas adotadas por Walter Benjamin e James Joyce na leitura que fizeram acerca da modernidade Em Rua de Mão Única (1928) e Infância Berlinense: 19 (195), Benjamin utiliza-se de imagens dialéticas para reconstruir textualmente suas experiências e memórias, identificando nesses dois elementos potencialidades de despertar das fantasmagorias modernas, como proposto em seu livro das Passagens, publicado postumamente em 1982 Na obra de Joyce, a unidade de imagem está vinculada à “epifania”, definida pelo escritor como um conhecimento da realidade atingido a partir de uma súbita revelação cotidiana Com esse conceito, Joyce escreveu seus trabalhos autobiográficos, como Epifanias (1956), Stephen Herói (1944) e Um Retrato do Artista Quando Jovem (1916) Para analisar a importância da modernidade na formulação desses textos mais pessoais, a presente pesquisa tem como base teórica os estudos benjaminianos de Willi Bolle (1994), Susan Buck-Morss (22) e Jeanne Marie Gagnebin (214) , os trabalhos sobre Joyce escritos por Tomaz Tadeu (218), Emer Nolan (22), Richard Ellmann (1982) e Ilaria Natali (28; 211), além dos ensaios organizados por Edna Duffy e Maurizia Boscagli em Joyce, Benjamin and Magical Urbanism (211) | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work proposes to investigate the different imagistic perspectives adopted by Walter Benjamin and James Joyce in their reading of modernity In the books One-Way Street (1928) and Berlin Childhood around 19 (195), Benjamin uses the dialectical images to rebuild, textually, his own experiences and memories, identifying in these two elements potentialities of awakening from the modern phantasmagorias, as proposed in The Arcades Project, posthumously published in 1982 In Joyce’s writings, the image unity is related to the “epiphany”, defined by the writer as a knowledge of the reality, achieved through a sudden daily revelation With that concept, Joyce wrote his autobiographical works, such as Epiphanies (1956), Stephen Hero (1944) and A Portrait of the Artist as Young Man (1916) To analyze the importance of modernity in their formulation of these more personal texts, the present research has as theoretical basis the Benjaminian studies developed by Willi Bolle (1994), Susan Buck-Morss (22) and Jeanne Marie Gagnebin (214), the works written on Joyce by Tomaz Tadeu (218), Emer Nolan (22), Richard Ellmann (1982) and Ilaria Natali (28; 211), as well as the collection of essays organized by Edna Duffy and Maurizia Boscagli in Joyce, Benjamin and Magical Urbanism (211) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epifania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epiphany | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Título: dc.title | A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: